Conteúdo de valor: dicas indispensáveis para o seu blog

Conteúdo de valor: dicas indispensáveis para o seu blog

março 28, 2021 Off Por Redação

É necessário criar conteúdo que entregue “valor” ao seu leitor, ou seja, que satisfaça as suas necessidades, sejam elas: solução de dúvidas, conhecimento, novidades, entretenimento, dicas para o dia-a-dia.

Quem tem um blog, seja pessoal ou corporativo, deseja que ele seja acessado, lido e compartilhado pelo máximo de pessoas possível. Para que isso aconteça é necessário criar conteúdo que entregue “valor” ao seu leitor, ou seja, que satisfaça as suas necessidades, sejam elas: solução de dúvidas, conhecimento, novidades, entretenimento, dicas para o dia-a-dia, entre outras que ele venha a ter e fazer pesquisas na internet.

Confira as dicas para posicionar seu blog como referência e gerar autoridade e credibilidade.

Escolha o nicho do seu blog

O nicho do blog é o tema que ele vai abordar, ele pode ser definido através de suas afinidades pessoais, assuntos que você domina ou de acordo com o seu negócio.

Defina a persona para quem será direcionado o conteúdo

Em marketing, a persona é um personagem que representa o seu cliente ideal, aqui podemos colocar também como seu “leitor ideal”, aquele que vai “comprar” as suas ideias e vai se interessar pelo seu conteúdo. Conhecer a audiência do seu blog ajuda muito na produção de posts, pois permite que você produza conteúdo que gere valor.

Utilize uma linguagem próxima da sua persona

Aproxime-se e crie relacionamento com o leitor através da linguagem. Isso não quer dizer que você vai usar gírias ou expressões regionais ─ a não ser que o seu blog ou negócio permita um tom mais descontraído, mas evite erros de português ─, mas sim falar com o “tom de voz” adequado com a sua persona, de forma que ela entenda a mensagem que você quer transmitir.

Mesmo através da escrita, algumas palavras e expressões podem conotar empatia, indignação, tentativa de convencimento (persuasão), e outros sentimentos e sensações.

Faça pesquisas, interaja e faça perguntas para a sua audiência

Para encontrar assuntos que são do interesse dos seus leitores, você pode usar de algumas táticas importantes.

– Fique sempre atento aos tópicos mais procurados na internet. Alguns acontecimentos ou datas comemorativas elevam a procura sobre determinado assunto e é uma excelente oportunidade para gerar conteúdo de valor.

– Interaja e pergunte ao seu público sobre o que gostariam de ler, quais são os seus interesses e dúvidas e faça o planejamento da produção do conteúdo com base nessas respostas.

escrevendo para a web

Use técnicas de SEO

SEO significa Search Engine Optimization, traduzindo: Otimização para mecanismos de buscas. Em outras palavras, é um conjunto de técnicas que visam posicionar organicamente nas primeiras páginas de pesquisa o conteúdo publicado no seu blog.

De nada adianta produzir conteúdo relevante e que agregue valor se ele não for lido, não é verdade? Por isso atente-se às estratégias de SEO para atrair mais visitantes e assim obter sucesso com o seu blog.

Mantenha uma frequência de posts

Se você produz conteúdo relevante, naturalmente as pessoas irão procurar o seu blog para ter o seu ponto de vista sobre algum assunto ou apenas para acompanhar qual o assunto da vez. Um leitor assíduo vai notar a frequência com que você publica e vai sempre visitar o blog quando em busca de post novo e conteúdo interessante.

Seja criativo e traga novidades

Para se destacar no mundo dos blogs, entregar conteúdo de valor é também ir além do esperado. Seja criativo, mantenha-se atualizado e sempre que possível traga novidades para o seu público.

O Alair Corrêa – Blog sobre dicas para o dia a dia é um exemplo de blog sempre atualizado que entrega valor para o seu público através de dicas importantes e úteis para o dia a dia sobre beleza, educação, viagens, empreendedorismo e marketing digital. 

Aproveite as dicas e não economize dedicação para produzir conteúdo de valor.