Estatísticas de receita e uso do WhatsApp (2020)

Estatísticas de receita e uso do WhatsApp (2020)

abril 27, 2021 Off Por Redator

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens para smartphones criado em 2009 por dois ex-funcionários do Yahoo, Brian Acton e Jan Koum.

Foi Koum quem viu o potencial de operar na Apple App Store após a compra de um iPhone no início de 2009. O aplicativo inicialmente focava em status; Koum revelou mais tarde que parte de sua motivação era parar de perder chamadas, se ele fosse a academia.

O aplicativo, desenvolvido por Igor Solomennikov, que a equipe encontrou através do RentACoder.com, aproveitou o novo recurso de notificação por push da Apple para atualizar as redes dos usuários com atualizações de status. Os usuários rapidamente passaram a usar isso como se fosse um serviço de mensagens instantâneas, plantando a semente para o que o aplicativo se tornaria. O WhatsApp 2.0 incorporou a função de mensagens que viria a ser o recurso de definição do aplicativo.

O WhatsApp transparente era único na época, fora do BBM do Blackberry, ao fornecer um serviço de mensagens gratuito que permitia aos usuários fazer login com seu número de telefone. O WhatsApp 2.0 foi um sucesso instantâneo, atingindo rapidamente 250.000 usuários ativos. Isso foi suficiente para Acton convencer um círculo de colegas ex-funcionários do Yahoo a dividir com US $ 250.000 em financiamento inicial.

O WhatsApp incorporou mensagens multimídia no final do mesmo ano e foi lançado no Android no seguinte. A partir desse ponto, o WhatsApp alcançou um status onipresente, classificando-se entre os três principais aplicativos mais baixados no iOS e no Android . Em outubro de 2011, um bilhão de mensagens estava sendo enviado por dia; no início de 2013, o WhatsApp poderia exibir 200 milhões de usuários ativos. Esse número é impressionante o suficiente, mas até o final de 2017, o WhatsApp chegava a 1,5 bilhão de usuários mensais ativos .

Naturalmente, esse crescimento atraiu dinheiro – mesmo com os números de receita do WhatsApp tão baixos que são inexistentes. Os titãs de capital de risco Sequoia Capital investiram US $ 8 milhões em abril de 2011 após oito meses de negociações e outros US $ 50 milhões em fevereiro de 2013, estabelecendo uma avaliação do WhatsApp de US $ 1,5 bilhão.

A essa altura, não eram apenas as empresas de capital de risco que estavam interessadas no serviço de mensagens. O Facebook viu claramente o WhatsApp como uma ameaça potencial à sua própria oferta e, portanto, flexionou seus músculos. Em fevereiro de 2014, mudou-se para adquirir o WhatsApp por US $ 19 bilhões – que continua sendo sua maior aquisição até o momento ( e uma das maiores aquisições de tecnologia da história ).

Isso causou certo grau de controvérsia com o compartilhamento de dados com a empresa controladora, apesar das promessas de níveis crescentes de criptografia (supostamente ‘de ponta a ponta’ até 2016). Ambos os fundadores deixaram a empresa com base nessas preocupações.

O WhatsApp, no entanto, continua a ser o líder de mercado em seu setor. Desde o seu início, ele adicionou recursos como chamadas de voz, videochamadas, chamadas de grupo (vídeo e voz) e, no início de 2018, lançou o WhatsApp Business.

Para saber mais sobre quantas pessoas usam o WhatsApp, como ele se compara aos seus rivais e se os números de receita do WhatsApp aumentaram, continue lendo.

Principais estatísticas do WhatsApp

  • 1,5 bilhão de usuários em 180 países faz do como baixar WhatsApp gb 2021 o aplicativo de mensagens mais popular do mundo – 0,2 bilhão a mais do que o stable Messenger Facebook Messenger
  • Um bilhão de usuários ativos diários do WhatsApp
  • A Índia é o maior mercado do WhatsApp no ​​mundo, com 200 milhões de usuários (estima-se em alguns trimestres que esse número tenha aumentado para 300 milhões)
  • 120 milhões de usuários do WhatsApp no ​​Brasil
  • Mercado WhatsApp dos EUA relativamente pequeno, em 23 milhões
  • A penetração de mercado do WhatsApp é mais alta na Holanda, com 85%, seguida pela Espanha (83,1%) e Itália (83%)
  • 450 milhões de usuários do WhatApp Status, eclipsando o Snapchat Stories
  • Três milhões de usuários do WhatsApp Business
  • 65 bilhões de mensagens do WhatsApp enviadas por dia ou 29 milhões por minuto
  • Dois bilhões de minutos gastos fazendo chamadas de voz e vídeo do WhatsApp por dia
  • 55 milhões de chamadas de vídeo do WhatsApp feitas por dia, com duração total de 340 milhões de minutos
  • 85 bilhões de horas de uso do WhatsApp medidas de maio a julho de 2018
  • WhatsApp adquirido pelo Facebook por US $ 19 bilhões em 2014

Estatísticas do usuário do WhatsApp

As últimas estatísticas do WhatsApp oficialmente informadas (desde o quarto trimestre de 2017) registraram 1,5 bilhão de usuários mensais em mais de 180 países. Isso coroa uma década extraordinária de crescimento incansável do usuário. Notavelmente, quando o aplicativo foi adquirido pelo Facebook, ele contava pouco menos de um terço desses números – tornando a aquisição mais inteligente com base em quantas pessoas usam o WhatsApp .

Quantas pessoas usam o WhatsApp? Abril de 2013 – dezembro de 2017

Números de usuários do WhatsApp, abril de 2013 a dezembro de 2017

Fonte: Statista

De acordo com as últimas estatísticas disponíveis, a partir de outubro de 2018, isso coloca o WhatsApp GB no ​​primeiro lugar no ranking de aplicativos de mensagens globais, com cerca de 200 milhões de usuários a mais do que o Facebook Messenger.

O WeChat, orientado para a China, ocupa o terceiro lugar aqui, com cerca de um quarto de bilhão de usuários a menos, seguido pelo QQ Mobile (também chinês) em quarto. A competição começa abruptamente nesta fase.

Quantas pessoas usam o WhatsApp x outros aplicativos de mensagens

Usuários do WhatsApp vs. outros aplicativos de mensagens

Fonte: Statista

Essas estatísticas do WhatsApp também o colocam no segundo lugar para os usuários do império do Facebook, à frente dos colegas do estábulo Facebook Messenger e Instagram, atrás apenas do próprio Facebook.

Quer saber como baixar Whatsapp GB? Assista ao Video abaixo.