MAILCHIMP: como criar lista de contatos para email marketing – Hotmart Tips

MAILCHIMP: como criar lista de contatos para email marketing – Hotmart Tips

julho 2, 2021 Off Por Redator

Você sabe mandar e-mails pra sua audiência? Se não sabe como começar, fique ligado: neste vídeo, eu vou ensinar como criar uma lista de e-mails. Para isso, vou usar um servidor de e-mail marketing gratuito e muito simples de usar: o MailChimp. Vamos nessa? Primeiro, acesse mailchimp.com. Para criar uma conta, clique em “Sign Up Free”.

Coloque seu email e crie um nome de usuário e senha. Depois é só clicar em “Get Started” e confirmar sua conta pelo email que o MailChimp vai enviar para você. Confirmada a conta, coloque seu nome e sobrenome. Agora insira o nome do seu projeto e a URL do seu site. Se você não tiver, pode colocar o link do seu Facebook ou Twitter.

Agora, o Mailchimp vai pedir o seu endereço. E pode colocar sem medo. Eles pedem essa informação para garantir que seus emails não vão ser recebidos como SPAM pela sua audiência. Por fim, o MailChimp vai perguntar se você trabalha com algum desses serviços de e-commerce. A maioria dos produtores e afiliados da Hotmart não usam essas ferramentas. E eu acredito que você também não. Então é só clicar em “No”.

A partir daqui, é só clicar nos botões em azul até a gente chegar na página principal do MailChimp. Agora, a gente vai criar a nossa primeira lista. Vá em “Lists” e clique no canto superior, em “Create List”. Neste momento, você começa a configurar a sua lista com base na sua estratégia de funil de e-mails. Por exemplo: imagine que você escreveu um e-book como isca digital para criar a sua lista.

Uma pessoa interessada pelo material vai cadastrar o email dela para receber o e-book, certo? Para manter sua base de e-mails organizada e aproveitar ao máximo as vantagens da automação, o ideal é que você identifique a origem dos e-mails. Por exemplo, os que vieram interessados no seu e-book. Então, nesse exemplo aqui, a gente vai colocar o nome da lista como “Leads que baixaram o Ebook”. Depois, coloque o endereço de e-mail responsável por enviar as mensagens. E é nesse endereço que vão chegar as mensagens quando alguém responder os seus e-mails.

A seguir, é só colocar o nome do remetente. Aqui pode ser tanto o nome do produto ou do produtor. Escolhe o que for melhor para a sua estratégia. Por fim, escreva um pequeno texto que explique o porquê do envio do e-mail. E depois clique em “Save”. Pronto.

Você criou a sua primeira lista no MailChimp. E aí vem a pergunta: como é que isso tudo vai funcionar? É agora que ter um site ou blog se torna essencial. Porque é nestes canais que você vai conseguir os e-mails da sua audiência. E eu vou te mostrar como fazer isso com o WordPress, uma plataforma gratuita e cheia de recursos. Para atrelar a minha Página de Captura com a Lista que eu acabei de criar, eu devo ir em “Lists”, e depois em “Signup Forms”. Para exemplificar, eu vou mostrar como fazer um pop-up form. Um pop-up form é aquele tipo de mensagem que aparece na tela, por cima do conteúdo, convidando a entrar em uma lista de emails.

Essa estratégia é uma das melhores para capturar e-mails. Mas é muito importante também não fazer isso de forma invasiva. Vamos aprender como? Primeiro a gente clica em em “Subscriber Pop-up”. Depois, você consegue escolher como que será a cara deste pop-up. É nesta tela, que você consegue, por exemplo, mudar a cor e e inserir um texto convidando o visitante a saber mais sobre o tema, por exemplo. Para não ficar invasivo, o que pode afastar algumas pessoas, eu vou criar um pop-up que ofereça algo que tenha relação com a página em que ele vai aparecer. Isso aqui é muito importante: a sua isca digital deve ter alguma relação com o conteúdo que a pessoa está pesquisando.

No meu caso, eu quero um pop-up neste post aqui, que fala sobre como vender pelo Facebook. Então, o melhor pop-up que posso inserir aqui deve falar sobre o assunto “vendas”. E é isso que vou fazer. E é muito simples: eu só preciso copiar o código e inserir no próprio post. Pronto! Olha só como fica o resultado. Agora, a gente vai escrever o primeiro e-mail que as pessoas que se inscreveram vão receber. E é muito importante enviar uma mensagem de boas-vindas para quem se cadastra nas suas listas para começar a construir um relacionamento saudável com as pessoas. Então, volte para a página inicial do MailChimp e clique em “Create Campaign”.

No campo de busca, procure por “education series”. Agora, a gente vai dar um nome para este funil. E você pode usar o mesmo nome da lista que está trabalhando. Então, selecione a lista e clique em “Begin”. Depois, clique em “Design Email” e dê um nome para esse e-mail. O meu eu vou chamar de “Boas vindas”. Em “email subject”, você vai escrever o título da mensagem que a sua lista vai receber. E o “Preview text” é aquele texto que aparece logo ao lado do título do e-mail quando ele está na caixa de entrada. Coloque também o nome e o e-mail do remetente.

E é nesse email que você pode receber as possíveis respostas. Então, defina o template do e-mail. São várias opções e você pode escolher a que te atender melhor. No meu caso, vou escolher a opção “Simple Text”. A seguir, clique no texto que você quer editar e, no outro lado da tela, insira o texto. Se quiser adicionar mais elementos, é só arrastar alguns desses blocos para o layout. No bloco final, eu recomendo que você delete toda essa parte aqui que estou mostrando. E, o mais importante: traduza essa última aqui que está em azul. Você pode colocar algo como “Caso não queira receber mais meus e-mails, clique aqui”. Para confirmar se está tudo certinho, vá em “Preview & Test”. Então, clique em “Send a Test E-mail” e insira seu endereço de e-mail. Você vai receber esta mensagem de teste na sua caixa de entrada. E aí, aproveita para revisar tudo e ter certeza que não esqueceu de nada. Agora, a gente precisa repetir esse processo para cada um dos e-mails que vão fazer parte do funil. No meu exemplo, a primeira mensagem vai ser enviada assim que o lead inserir o e-mail no pop-up.

Já o segundo e-mail vai 3 dias depois que a pessoa entrou no funil. Para configurar isso, é só clicar em “Edit Trigger”. Então, mude o tempo de envio dos emails. O primeiro e-mail é “Immediately”. Já o segundo, eu vou escolher para enviar depois de três dias. Clique em “Update Trigger” para salvar. Prontinho! Agora, para começar a rodar o seu funil, clique em “Next” e depois em “Start Workflow”. Aqui você vai ver a mãozinha do Freddie, o mascote do MailChimp. E essa é confirmação de que o seu funil está no ar. É lógico que cada serviço de e-mail tem suas particularidades, mas os conceitos não mudam de um para o outro. O que muda são pequenos detalhes, algumas pequenas diferenças na hora da configuração. Só que, com este vídeo aqui, você aprendeu o que precisa saber para fazer o seu primeiro funil e aproveitar ao máximo sua lista de e-mails. Agora, é só colocar a mão na massa. Vamos lá? Um abraço e até mais! Fechou? Fechou? Você achou que eu não ia falar do Desafio 30 Dias, mas eu vou falar 30 Dias de novo. O Desafio 30 Dias da Hotmart é gratuito e é o único curso que te ensina a pegar o seu conhecimento e transformar num negócio digital. E é de graça. Clique aqui agora pra começar. Agora!