Como entender o comportamento do novo Consumidor

Como entender o comportamento do novo Consumidor

abril 16, 2020 Off Por Fernando

O consumidor mudou. Foi-se o tempo que ele era facilmente conquistado com um produto qualquer e preços impostos pelo vendedor. Na pós guerra, as pessoas não eram criteriosas em relação aos produtos que compravam, e com a escassez de marcas, ficavam reféns do que as empresas e vendedores quisessem fazer.

Com o tempo, o mercado foi se tornando maior, com mais variedades de produtos e serviços e junto, o consumidor também mudou, se tornando mais exigente e moderno, utilizando a internet por exemplo, para pesquisar preços, qualidade de produtos e serviços, além de utilizá-la como principal canal de compras.

Para os vendedores atuais, ficou mais difícil fazer vendas de qualquer maneira, necessitando de um aperfeiçoamento na forma de oferecer produtos e serviços, oferecendo o melhor custo benefício. Confira como entender esse novo comportamento.

O que mudou: o mercado ou o consumidor?

Ambos mudaram, porém o consumidor mudou mais nas últimas duas décadas, desde o advento da internet.

Explicamos: depois da segunda guerra mundial, o mundo teve que se adaptar a um novo tempo, onde o consumo deveria ser retomado, porém com cuidado, já que não haviam tantas empresas e nem produtos.

As pessoas também pensavam mais no básico, portanto itens que não eram considerados assim, acabavam não tendo tanta saída. Entre as décadas de 50 e 60, os itens mais caros eram associados aos de melhor qualidade, e a partir da década de 60, 70 e 80, as marcas passaram a ter mais notoriedade, com o aumento das empresas fabricantes de alimentos e produtos variados.

Mas foi a partir da década de 90 até os dias atuais, é que o mercado se manteve praticamente imutável e o consumidor mudou. Tendo mais variedade e preço, ele passou a ser mais seletivo e com ajuda da internet, passou a pesquisar sobre os produtos que queria obter.

Consumidor diferente, tratamento personalizado

Consumidor diferente

O consumidor atual quer se sentir acolhido, especialmente respeitado e cuidado e não compra mais produtos por ser apenas necessários ou impulso, ele tem que enxergar benefícios que esse produto ofereça.

Além disso, o vendedor e as empresas precisam oferecer um pouco mais do que apenas o que ele quer, tem que exceder suas expectativas. As empresas do futuro precisam oferecer descontos, um bônus como leve 3 pague 1 ou um prêmio a mais.

Outro ponto que pode fazer uma grande diferença para os clientes, é o tratamento dado a eles em outras áreas. Por exemplo, um cliente que esteja reclamando do produto, a empresa pode dar algo como um pedido de desculpas que faça o cliente ver o quanto aquele produto é valioso. Um bom atendimento, também é fundamental para tornar o cliente fidelizado. 

Busque atualização profissional

Os vendedores da atualidade precisam estar sempre estudando, buscando novos conhecimentos e claro, tudo para surpreender seus clientes. A atualização profissional é essencial para qualquer vendedor.

No passado, esses profissionais acreditavam que não era preciso se modificar e modernizar, que estudos nesse caso não era preciso, mas hoje é importante que estes saibam um novo idioma, que conheçam bem de cálculos, que dominem as palavras e enfim, que saibam mais do que vender, mas conquistar seus clientes.

Aprenda um pouco mais sobre técnicas de vendas.

E para você que busca mais conteúdo em vendas, aprender a envolver clientes e entende-los da melhor forma para oferecer os melhores produtos e serviços, é preciso estudar e fazer cursos nas áreas de Marketing e Vendas para sua qualificação. Existem várias instituições com cursos online de qualidade e uma que já utilizei e indico é a EW Cursos que você pode acessar o site aqui.