Viagem de carro: Dicas essenciais para viajar tranquilo

Viagem de carro: Dicas essenciais para viajar tranquilo

março 1, 2021 Off Por Redação

Quem gosta de dirigir com certeza sabe o quanto é bom pegar o carro e fazer uma viagem mais longa, não é mesmo? Para muitos, essa é uma excelente forma de sair da rotina, afinal de contas dirigir na estrada é muito diferente – e melhor – do que dirigir na cidade. No entanto, antes de pegar o carro e andar vários quilômetros, é importante ter alguns cuidados. E é exatamente por isso que este artigo vai mostrar algumas dicas para viajar de carro.

Dessa forma, continue acompanhando até o final o conteúdo e confira algumas coisas importantes que precisam ser feitas antes para que a viagem seja segura e sem nenhum problema. Lembrando que sempre o ideal é contar com profissionais da área para se certificar que o veículo está em boas condições para pegar a estrada.

Dicas para viajar de carro

Veja a seguir algumas dicas para viajar de carro que são importantíssimas para que a viagem seja tranquila e segura.

1. Calcule os gastos com gasolina e pedágio

Nunca se esqueça de que é necessário pagar pedágios ao fazer uma viagem de carro, pelo menos na maioria das vezes. Sendo assim, antes de qualquer coisa dê uma pesquisada para saber ao certo quais pedágios terá que pagar e qual o valor. Isso é fundamental para já pegar um dinheiro a mais e deixar reservado caso seja necessário.

Além disso, já calcule com antecedência também os gastos com gasolina. Ao saber a quilometragem que você vai rodar e conhecendo o seu carro, já dá para saber ao certo o quanto de gasolina o mesmo vai gastar. Já planejar todas essas questões torna a viagem muito melhor.

2. Evite deixar a cidade na hora do rush

No dia da viagem, evite ao máximo deixar a sua cidade na hora do rush, ou seja, naqueles momentos de mais congestionamento. Afinal de contas, isso vai acabar deixando a sua viagem de carro estressante, algo que você não quer, certo? Sendo assim, o mais recomendado é sair de manhã, antes das 7h, durante a tarde, entre 13h e 16h, ou à noite, após às 20h.

É claro que em cidades mais pequenas o trânsito pode não ser tão grande, mas de qualquer forma seguir essas recomendações vale a pena.

3. Revise o veículo com antecedência

Antes de qualquer viagem é essencial revisar os freios e os faróis, isso porque esses equipamentos são de extrema importância. Se achar melhor, vá até um mecânico de confiança para fazer uma revisão mais completa, principalmente se a viagem for mais longa. O ideal é que tudo isso seja feito com uns 15 dias de antecedência para que seja possível reparar qualquer problema que exista.

4. Confira os pneus

Além das questões que foram citadas no tópico de cima, outra coisa fundamental é conferir o estado dos pneus. Tenha sempre em mente que os pneus precisam estar bons para viajar, caso contrário não é possível ter confiança. Se eles não estiverem desgastados, então não se esqueça de calibrar todos os pneus – inclusive o estepe.

5. Cheque sempre o nível de gasolina

Por fim, para que sua viagem seja tranquila e não aconteça nada fora do comum, não deixe de estar sempre checando o nível de gasolina. Como você não saberá a distância do próximo posto, o ideal é já abastecer naquele que encontrar. Saiba aqui como economizar gasolina.

Gostou dessas dicas para viajar de carro? Então na sua próxima viagem coloque todas elas em prática para conseguir viajar de forma tranquila e segura.

sol