Viajar sozinha no Brasil: veja destinos e dicas de segurança
janeiro 17, 2022Para uma mulher, encontrar um destino e viajar sozinha no Brasil envolve uma série de questões. A primeira delas é decidir pelo tipo de viagem, onde ficar e como realizar a maior parte das atividades ou conhecer pontos turísticos de forma segura.
De modo geral, quem não tem o hábito de viajar sem companhias precisa, primeiramente, pensar em um destino amigável e que não seja complicado o deslocamento em seus principais pontos.
Por isso, decidir por cidades com melhor infraestrutura turística e uma variedade de restaurantes e atrações pode ser uma excelente pedida.
Para te ajudar nesta escolha, preparamos um guia com os principais destinos turísticos para se viajar sozinha pelo Brasil. Prepare as malas, contrate seu seguro de viagem e embarque em um deles conosco!
Viajar sozinha no Brasil exige cuidados: muita atenção a eles
Primeiramente, a intenção destas dicas é apenas ter certeza de que você não terá nenhum contratempo ao viajar sozinha no Brasil. Por isso, elas servem como uma atenção especial para que haja menos imprevistos e muito mais diversão.
Ao escolher o seu destino, assegure-se de ter um contato fixo que você possa informar todos os passos da viagem. E nunca se esqueça de:
- Contratar serviços e passeios turísticos de empresas credenciadas;
- Averiguar atendimentos médicos e hospitalares nas proximidades dos lugares onde irá conhecer;
- Certificar-se da posse de todos os documentos necessários, se possível, com cópias;
- Levar consigo o cartão de vacina atualizado;
- Conferir condições meteorológicas antes de arrumar as malas;
- Sempre que possível, chegue ao destino na parte da manhã ou tarde. Dessa forma, além de mais seguro você conseguirá compreender melhor o que tem nas proximidades onde você estará hospedada.
Feito isso, vamos aos principais destinos para quem deseja viajar sozinha no Brasil.
Para quem gosta de praia: onde ir?
A primeira dica de destino para viajar sozinha no Brasil é de uma cidade do interior do Rio de Janeiro, com história, cultura e muitas belezas naturais. Estamos falando de Paraty, que conta ainda com cachoeiras e passeios de barcos.
A charmosa cidade fica próxima a Trindade, outro ponto turístico incrível para os amantes de praias. Por último, não deixe de conferir a gastronomia local e a tradicional Gabriela, a famosa cachaça com cravo e canela típica da região.
E caso consiga ir durante o mês de julho, você poderá conferir a Festa Literária Internacional de Paraty, uma das mais tradicionais do Brasil.
A segunda dica fica no extremo do país e é considerada uma das praias mais bonitas do mundo! Jericoacoara é uma opção a quem curte esportes radicais como o wind surf e o kite surf, trilhas e mergulhos, ou ainda deseja uma vida noturna agitada.
Por falar em vida noturna, a praia cearense conta com várias baladas com DJs, música local e uma variedade interessante de restaurantes e bares.
Por último, no estado de Alagoas e chamada de “Caribe Brasileiro”, temos Maragogi e suas piscinas naturais em alto mar. O povoado é simples e aconchegante, mas os resorts oferecem uma infraestrutura interessante para quem vai viajar sozinha pelo Brasil e escolheu uma de suas praias.
Viajar sozinha pelo Brasil para as amantes de cultura
Se você prefere adentrar na história brasileira e conhecer diversas culturas e costumes na hora de viajar sozinha no Brasil, iremos começar não com um destino, mas com vários ao mesmo tempo.
Isso porque é possível visitar as cidades históricas de Minas Gerais em um único passeio e se encantar com vilas, cidades e paisagens ainda da época do Brasil Colônia.
Em Ouro Preto, a mais famosa delas, você terá um patrimônio preservado, e entrará em museus, prédios e casarios que datam desde 1700. Por lá se encontra também o segundo museu mais visitado do país, o Museu da Inconfidência.
Já em Diamantina, você conhecerá as serestas realizadas nas sacadas – chamadas de vesperatas – e irá se encantar com a história de Xica da Silva.
Em Tiradentes, poderá participar do Festival de Cinema ou de gastronomia, enquanto em Congonhas conhecerá o maior conjunto do barroco mineiro, no adro da igreja de Bom Jesus de Matozinhos. Assim, é outra boa opção para viajar sozinha no Brasil.
Para conhecer os principais pontos das cidades coloniais de Minas, o ideal é um passeio de no mínimo uma semana.
E no contraponto do bucolismo mineiro, a maior cidade da América do Sul também oferece atrações imperdíveis, especialmente se falamos em cultura e arte.
São Paulo tem museus como o MASP e a Pinacoteca, parques como o Ibirapuera e até mirantes como o do alto do Farol Santander.
Então, se você está em busca de teatro, música e arte, viajar sozinha para São Paulo pode proporcionar uma efervescência cultural única.
Para aventureiras e que gostam de natureza
Para finalizar, separamos dois destinos belíssimos para quem deseja viajar sozinha no Brasil.
O primeiro deles, Bonito, é considerado a capital do ecoturismo brasileiro e tem estrutura excelente para um passeio inesquecível. Isso porque é possível mergulhar em águas cristalinas, conhecer grutas e cachoeiras ou fazer trilhas em parques ecológicos.
Localizado na região central do Mato Grosso do Sul, conhecer Bonito é ter contato direto com a natureza, sendo outra dia de destino para viajar sozinha no Brasil.
E a outra opção para as aventureiras é o Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins.
Com uma área de 34km² de cerrado, ali se encontram algumas das cachoeiras mais belas do mundo, com águas límpidas, nascentes, rios e paisagens exuberantes.
Na fauna local do Jalapão, você irá encontrar tamanduás-bandeiras, raposas, tucanos, papagaios e outros animais exclusivos daquela região.
Viajar sozinha não é estar sozinha
Muitas mulheres consideram que viajar sozinha no Brasil significa não ter companhia nenhuma para curtir os encantos do país. Porém, não se esqueça que é possível viajar sozinha e ainda assim fazer amigos ou mesmo encontrar um par romântico.
Para isso, basta que você curta cada momento da viagem e dedique um tempo para o que realmente importa ou lhe agrada.
Se gosta de grupos maiores, escolha estes quando for fechar um pacote ou um passeio. Se prefere realmente menos pessoas, também não há problema. O único fator que importa é ter uma viagem tranquila e com ótimas lembranças.