Como comprar roupas pela internet

Como comprar roupas pela internet

julho 10, 2021 Off Por Redator

Saber as próprias medidas, pesquisar em diferentes sites e escolher plataformas confiáveis são algumas medidas básicas para quem quer comprar sem ter dor de cabeça.

Até o início da pandemia, comprar virtualmente ainda era uma prática que se desenvolvia no Brasil. Contudo, a necessidade de permanecer em casa para reduzir a disseminação do novo coronavírus fez com que boa parte dos consumidores brasileiros que ainda não eram familiarizados com o e-commerce aprendessem a comprar virtualmente.

Comodidade, facilidade em pesquisar diferentes lojas (e preços) e a possibilidade de economizar a partir de cupons de desconto são as principais razões que motivam as pessoas a comprar pela internet. Embora seja o item mais buscado em datas como a Black Friday, comprar roupas pela internet ainda pode provocar insegurança em alguns consumidores, especialmente por causa do caimento da peça.

Por isso, se você precisa renovar algumas peças no seu guarda-roupa para arrasar no verão e precisa escolher um biquíni novo, confira algumas dicas de como comprar online com mais segurança e tranquilidade.

Medidas acertadas

Conhecer bem as suas medidas e numerações é essencial para não errar na hora de comprar qualquer roupa em um site. Isso é ainda mais importante se o seu corpo passou por grandes mudanças nos últimos tempos, como ganho ou perda muito acentuada de peso.

Para isso, pegue uma fita métrica para te ajudar a medir a circunferência de pernas, braços, ombros, tórax, quadril e busto. Se você deseja um modelo que marque a cintura, vale tirar as medidas dessa região também. Para quem gosta de comprar em sites estrangeiros, preste atenção na conversão das medidas para não comprar uma peça muito larga ou apertada para o seu corpo.

Cores e texturas

Na loja física, é fácil perceber se uma cor ou textura te agrada. Mas esse exercício pode ser mais difícil na internet e depende de muitos fatores, como a qualidade da foto publicada pela loja, do aparelho fotográfico que a captou e do seu monitor ou tela de celular. A quantidade de luz utilizada na hora da foto também influencia.

Por isso, vale buscar sites que coloquem diferentes fotos de uma mesma peça sob diferentes ângulos. Outra boa dica é visitar diferentes plataformas para ver se há uma variação muito grande das cores ou texturas de uma mesma peça. Se isso ocorrer, vale pensar bem antes de finalizar a compra.

Taxas e impulso

taxas de compra pela internet

Na animação de ter encontrado uma promoção imperdível, muitos consumidores esquecem de conferir se há taxas cobradas pela compra, como a de frete. Quem gosta de comprar em sites internacionais pode ter gastos a mais se a peça for entregue no correio, e precisa conferir taxas de conversão de moeda e tributos.

Como pesquisar diferentes peças é mais rápido e cômodo pela internet, o impulso de gastar mais do que o seu orçamento permite pode ser maior. Sem carregar sacolas (como acontece nas lojas físicas), a percepção do total de gastos pode passar ainda mais despercebido. Por isso, faça uma lista dos itens que você realmente precisa e qual a faixa de valor que pode ser gasta.

Política da loja

Como toda compra virtual, é preciso ver as quais são as políticas da loja em que você vai comprar. Entre elas, o que você precisa fazer se quiser trocar a peça, se quiser devolver porque ela não correspondeu às suas expectativas ou se ela veio com defeito.

Se você não for atendida pelo estabelecimento em questão, procure órgãos de defesa do consumidor e veja o que é preciso fazer para não ser lesada na compra. Antes de escolher a loja, é bom pesquisar em sites de reclamações (como Zaanga, Reclame Aqui e Desabafa) quais são as queixas mais frequentes e qual foi a resposta dada ao cliente.

Leia também sobre: E-commerce para loja de roupas

Evite aquelas que são campeãs de queixas ou que demoram bastante para oferecer uma resposta à sua demanda. Se a ideia é comprar uma roupa pro Natal ou Réveillon, mas a entrega atrasou e você não possui mais interesse em comprar o item, é seu direito exigir a devolução do dinheiro.