Como montar um estúdio de foto caseiro – Passo a passo e materiais
março 8, 2021Você sabe como montar um estúdio de foto caseiro? Existem várias formas de fazer isso, mas a melhor maneira é, sem dúvida nenhuma, fazer do jeitinho que você precisa para aquele momento. Ou seja, talvez você não precise se preocupar com detalhes estéticos neste momento, se tudo que você precisa é de uma simples foto de produto.
No artigo de hoje, você vai entender mais sobre este assunto e vai aprender o passo a passo básico e prático para montar o seu próprio estúdio de fotos caseiro dentro da sua casa. Continue a leitura.
Como montar um estúdio de foto caseiro – Passo a passo e materiais
Tirar foto é, hoje, uma das coisas mais simples do mundo. Afinal, boa parte das pessoas do planeta terra hoje em dia já têm acesso a um smartphone com câmera. Só que há um abismo gigantesco entre tirar uma foto e produzir uma foto. O simples clique na câmera é a coisa mais simples de se fazer. Só que preparar tudo antes pode ser um verdadeiro desafio.
É justamente por isso que muitos fotógrafos profissionais cobram tão caro por uma foto. Pois o que você está comprando não é a função de clicar na câmera. Mas sim, a produção da cena e a composição de tudo que precisa aparecer nela, mesmo que a cena seja apenas um produto em um fundo branco.
Neste caso, ter um mini estúdio dentro de casa ou mesmo preparar um cantinho específico para as fotos, pode ser algo bem importante. Isto é útil tanto se você for um profissional autônomo freelancer ou se você tem a fotografia por hobby. Afinal, uma foto sempre vai ficar mais bonita com uma iluminação correta, um ângulo bom e uma boa composição de cena, não é mesmo?
Por isso, no artigo de hoje, vamos entender o passo a passo básico de itens que você pode comprar ou como fazer um estúdio caseiro. Continue lendo.
Separe um espacinho dentro de casa em algum cômodo vazio
Antes de mais nada, você precisa ter um espaço propício para o seu estúdio caseiro. Isso pode ser em um cômodo que você não está usando, tipo um quarto, ou pode ser em um cômodo que você já utiliza. Afinal, a gente sabe que a realidade dos apartamentos por aí é de, no máximo, um ou dois quartos.
O ideal seria que o cômodo fosse apenas para o estúdio, pois algumas coisas podem dar bastante trabalho de manter organizado, como é o caso de iluminações ou mesmo tripés. Tudo isso requer espaço e o trabalho de ter que ficar tirando e colocando pode ser bem desgastante.
Só que, vamos combinar? Para quem sequer tem um estúdio de foto em casa, o trabalho de desempacotar os equipamentos pode ser o que menos tira a energia, não é mesmo?
O espaço precisa ser seco, não pode ter umidade, não pode ter goteiras, vazamentos e não pode ter o tráfego de crianças ou pets, pois os equipamentos podem ser derrubados e as coisas podem sair do seu controle. Então, preferencialmente, escolha um local bem trancado.
Monte seu próprio softbox – caso ainda não tenha um
Se você é expert em fotografia ou mesmo está aprendendo agora, talvez já tenha entendido aquele conceito bem básico de fotografia: foto é luz. Nada mais e nada menos do que luz. Então, ter um ambiente bem iluminado faz todo o sentido para quem está criando um estúdio caseiro.
Só que luz não é algo muito barato, não. Na verdade, você pode desembolsar até R$1.000 em um kit de iluminação profissional. Então, se você precisa cumprir algum trabalho temporário ou mesmo quer começar a manusear equipamentos de fotografia com mais profissionalismo, você mesmo pode fazer seu softbox.
Para isso, você vai precisar de papelão, cola, bocal de lâmpada, fio de eletricidade e canos de PVC. Veja o passo a passo básico:
- Corte o papelão de modo que ele tenha o aspecto de um abajur (corte cada parede individualmente);
- Faça a montagem das partes de forma que você tenha e estrutura do softbox;
- Dica: cole papel alumínio do lado de dentro, de forma que o papel segure a iluminação e também segure o calor.
- Instale o bocal da lâmpada na parte de trás do softbox, de modo que a luz possa ser instalada ali;
- Tenha uma extensão grande para poder movimentar o softbox dentro do estúdio caseiro;
- Monte uma estrutura de tripé com canos de PVC, de modo que você possa manter o softbox em uma altura razoavelmente alta;
- Se quiser, poderá instalar um papel manteiga na frente do softbox, de modo a não deixar a luz muito dura. Cuidado, pois o papel pode pegar fogo se muito próximo da lâmpada, ok?
Tenha TNT de várias cores para fazer fundos personalizados
Um estúdio de fotografia, seja ele caseiro ou não, precisa ter vários tipos de itens que vão ajudar no processo de fotografar ou gravar. Por mais que tudo gire em torno da lente, você precisa ter vários itens que ajudem, como grampos, presilhas, papel, enchimentos, suportes, tripés, etc.
E uma das coisas que não podem faltar no arsenal de itens, é o TNT tecido. Este tipo de material é extremamente importante e faz toda a diferença para fotos mais profissionais e que precisam de algum tipo de contraste ou recorte mais pesado.
Por exemplo, fotos com fundo verde, podem ser muito mais facilmente recortadas, pois o TNT verde pode ser uma espécie de chroma key. Ou, se você não quiser recortar as fotos, pode criar um fundo branco bem iluminado, de modo que a foto já tenha fundo branco por si só. Tudo isso com ajuda de uma simples peça de TNT.
Use seu próprio celular para tirar fotos profissionais
E por fim, não podemos esquecer da lente, não é mesmo? Se você pensa que precisa de uma câmera cara e uma lente de dezenas de milhares de reais, saiba que isto não necessariamente é verdade. Para um profissionalismo maior, obviamente o investimento será necessário.
No entanto, você já consegue produzir boas fotos com seu próprio celular. Basta que você tenha uma boa luz, um tripé e um estúdio caseiro.