Como traduzir uma página? – Chrome, Firefox, Safari e Opera!

Como traduzir uma página? – Chrome, Firefox, Safari e Opera!

junho 12, 2021 Off Por Redator

Como traduzir uma página na internet? De que maneira podemos traduzir essas páginas para o português, seja o idioma de origem do conteúdo o inglês, espanhol, alemão ou italiano?

Muitas vezes acontece que você precisa pesquisar conteúdo em sites estrangeiros e tem alguns problemas com o inglês ou outras línguas, certo? Então, pode ser útil saber como traduzir uma página para o português usando o Chrome, Firefox ou Safari.

Chega de copiar e colar freneticamente ou com interrupções constantes para pesquisar o significado de uma palavra. No final deste artigo, você descobrirá como permitir que seu navegador faça o “trabalho sujo”.

Bem, depois dessa pequena premissa, vamos direto ao assunto, com os três navegadores mais populares do mundo. Descubra conosco como traduzir uma página!

Como traduzir uma página no Google Chrome?

como traduzir uma pagina no opera

O navegador Chrome torna esta tarefa extremamente fácil graças a “Barra de Ferramentas Google” que está localizada na parte superior da tela e que você já deve ter instalado automaticamente se tiver baixado a versão mais recente do navegador.

Lembrando que essa é uma tradução simples, traduções mais complicadas como a tradução consecutiva, deve ser realizada através de um serviço de tradução consecutiva profissional. Vamos continuar a leitura!

Quando você visita uma página da web em um idioma estrangeiro, pode traduzi-la para o português simplesmente clicando no botão cinza “Traduzir” à direita da barra de endereço. Para voltar ao original, basta clicar em “Mostrar original”.

O Google Chrome também oferece uma ferramenta automática de tradução de páginas da web. Quando você chega em uma página escrita em um idioma que você não conhece e ele se encarrega de lhe oferecer a tradução.

Se desejar, você também pode habilitar a opção de tradução permanente selecionando “Sempre traduzir”. A partir desse momento, sempre que você visitar um site nesse idioma, o Chrome irá automaticamente oferecer a você o conteúdo em português.

É sempre interessante habilitar essa função, pois assim você não necessita mais ficar em cima do tradutor sempre que entrar em algum site estrangeiro. No entanto, pode acontecer que o tradutor automático não apareça, por exemplo, se você estiver visualizando uma página em um idioma que não é compatível.

Então como traduzir uma página nesses casos? Para gerenciar as configurações de idioma você precisará clicar no ícone no canto superior direito (aquele com as 3 linhas horizontais) e depois em “Configurações”.

Em seguida, role para baixo e clique em “Mostrar configurações avançadas”.

Na seção “Idiomas”, você encontrará dois itens: clicando em “Idioma” e “Configurações de entrada”, você pode inserir todos os idiomas que conhece, classificando-os por preferência.

Logo abaixo, você deve verificar se há a caixinha “Permitir a tradução de páginas em idiomas que você não conhece” está marcada. Em seguida, clique em “Gerenciar idiomas” para adicionar quanto você deseja que o sistema traduza para você.

Como traduzir uma página no Firefox?

como traduzir uma pagina na internet

Se você usa o Firefox, sabe que este navegador oferece uma imensa quantidade de plugins, incluindo a função de tradução. Nesse caso, você precisa do Google Tradutor para Firefox, o recurso que permite traduzir uma página para o português.

Como traduzir uma página com o Firefox? Uma vez instalado, o ícone “T” aparecerá na extremidade direita da barra de navegação: clique nele quando estiver na página a ser traduzida. Se você deseja traduzir apenas algumas partes do texto, destaque-o com o cursor e clique no ícone.

Simples, certo?

Como traduzir uma página no Safari?

como traduzir um site safari

Também no caso do Safari é necessário baixar e instalar uma extensão de tradução. Visite a página de extensões do Safari e em “Categorias” escolha “Tradução”.

Como você verá, existem várias extensões que você pode baixar: escolha o que preferir, todos são válidos. Depois de instalado, o ícone aparecerá na parte superior ao lado da barra de URL.

Clique no ícone da extensão e pronto, a partir desse momento toda a página em idioma externo que você estiver será traduzida para o português.

Como traduzir uma página com mensagens instantâneas para navegadores Chrome, Safari e Opera?

Os tradutores da web, como você provavelmente sabe, têm limites ligados à impossibilidade de traduzir de acordo com regras gramaticais e lógicas. Um problema que é resolvido pelo IMTranslator: uma plataforma de tradução acessível a partir do Chrome, Safari e Opera.

Esta magnífica ferramenta permitirá obter traduções mais precisas e lineares, graças a uma combinação estatística de resultados recolhidos a partir da base de dados Google Tradutor, Bing e Babylon. A solução perfeita para quem procura fazer traduções muito mais fáceis de compreender.

Ferramenta de pesquisa de palavras-chave para quem possui o navegador Edge

Se você usa o navegador Edge, que não possui plugins, ou prefere não usar complementos que não conhece ou confia, pode criar sua própria caixa de traduções simplesmente no item de menu do navegador, inserindo o seguinte link (http://translate.google.co.uk/?ie=UTF-8&hl=en&client=tw-ob#auto/Harrap/%s) e substituindo “en” por “pt”.

Feito isso, você pode inserir o texto que deseja traduzir na caixa ao lado da caixa do mecanismo de pesquisa e obter uma tradução automática como se você tivesse usado o Google Tradutor.

Como traduzir uma página: conclusões

como traduzir uma pagina no celular

Neste artigo, você aprendeu como economizar tempo usando os tradutores automáticos que os melhores navegadores oferecem. Conforme mencionado no início deste artigo, use essas ferramentas apenas para ajudá-lo a entender as páginas escritas em idiomas que você não conhece.

É bom lembrar que caso você pegar um texto em inglês e passar para o português, se tentar traduzi-lo novamente para o inglês a partir de nossa língua, provavelmente o texto em inglês como resultado ficará diferente.

Se você precisar pegar partes do texto, sempre verifique manualmente, relendo o resultado. Se não consegue fazer as suas próprias traduções, conte com algum serviço profissional da área de tradução para lhe ajudar.

E então, gostou das nossas dicas sobre como traduzir uma página? Realmente é uma tarefa bem fácil, desde que você tenha as ferramentas certas ligadas ao seu navegador principal.

Caso tenha alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos, basta deixar seu comentário aqui embaixo para ajudarmos!