Como vender mais no Instagram: 10 dicas para você colocar em prática

Como vender mais no Instagram: 10 dicas para você colocar em prática

fevereiro 4, 2022 Off Por Redator

As redes sociais mudaram os paradigmas da publicidade e, por isso, no século 21 todo empreendedor precisa saber como vender mais no Instagram e em outras plataformas digitais presentes na internet.

O plano de negócios de uma empresa ajuda a compreender melhor quem é o público-alvo e, com as informações apresentadas de forma correta, é possível estabelecer um foco para atingir o máximo possível de potenciais clientes.

No entanto, é possível levar em consideração que o foco, atualmente, está no Instagram. Isso acontece porque, entre todas as redes sociais, essa é a mídia que mais cresce e recepciona os mais diferentes usuários da internet.

O grande diferencial está na própria característica da ferramenta, que é voltada para a publicação de imagens, fotos e figuras, com possibilidade de textos e legendas.

Além disso, é uma plataforma que gera muitas interações em comparação com outras redes sociais, como o Facebook e o Twitter.

Investimento de marketing digital no Instagram

Vale reforçar, a princípio, que o marketing digital nessa plataforma digital não é uma tarefa simples. É preciso conhecer os meandros da rede social e executar campanhas apropriadas para gerar conversões consistentes de leads para clientes.

Para quem está inserido no empreendedorismo, essa plataforma oferece várias maneiras de divulgar seu negócio na internet, seja em forma de loja virtual ou e-commerce, seja um marketplace ou um escritório de profissionais autônomos.

Nesse sentido, o Instagram funciona muito bem para que as pessoas possam encontrar fornecedores de produtos e serviços de interesse, bem como uma audiência fidelizada que consome e indica.

Para os empreendedores, essa se tornou uma maneira de se conectar com os clientes em potencial, ou leads, como também são denominados.

Com um conjunto de regras, métricas e possibilidade de segmentação do marketing digital, é possível escolher de forma exata qual o usuário ao qual se deseja chegar, e como deve ser essa aproximação.

Além disso, de início, é preciso entender que o Instagram possui diferentes ferramentas para se comunicar com o público, ampliando as oportunidades – quando bem trabalhados. São eles:

  • Anúncios pagos;
  • Feed de rolagem;
  • Reels;
  • Stories.

Os anúncios pagos permitem uma abrangência maior de extensão de uma publicação. O uso de influenciadores digitais para ajudar no Marketing digital também é usual e, dependendo das características da empresa, necessário para expandir o alcance.

As táticas que não demandam investimento de capital estão relacionadas à criação de um conteúdo orgânico, como postagens no feed de rolagem, nos Stories e na interação com o conteúdo de outros usuários.

De acordo com as metas do negócio comercial, é possível estabelecer a venda de produtos e serviços, a obtenção de mais e mais seguidores para o engajamento, e a construção de relacionamento com clientes.

Tudo isso para aumentar a reputação de uma empresa ou de uma marca específica. Com a estratégia certa, é possível estabelecer metas e objetivos, e alcançar dentro de um cronograma de planejamento de marketing.

Vale pontuar que uma empresa que quer usar essa rede social como um ponto comercial, e tudo que está envolvido nesse tipo de plataforma, como divulgar no Instagram os produtos e serviços, é importante ter a conta no modo Business, ou seja, de negócios.

Dicas essenciais para colocar em prática

Não existe uma fórmula científica que promova de forma eficiente uma campanha publicitária de uma empresa.

Muitas empresas e marcas podem ganhar dinheiro com postagens na rede social que foi criada, primeiramente, para a divulgação de imagens.

Mesmo não tendo uma fórmula, é possível estabelecer ao menos 10 dicas de como vender mais no Instagram, e como isso deve ser aplicado no dia a dia

1. Crie imagens impressionantes e atraentes

faca imagens que chamem a atencao

O Instagram é, primordialmente, uma rede social baseada na divulgação de fotos, imagens e figuras. Logo, toda publicação deve contar com uma qualidade que seja impressionante e realmente atraente, bem como com temas/assuntos atrativos.

Tudo que é necessário é ter uma imagem que seja significativa, bonita, exclusiva e de alta qualidade.

É preciso publicar fotos que estejam relacionados não só com a finalidade da empresa, mas também que tenha uma relação com o público e os seguidores.

Além disso, há ferramentas gratuitas na internet que permitem edições, recortes e correções, melhorando ainda mais o potencial de alcance e compartilhamento, por exemplo.

2. Gere engajamento com o público

gerar engajamento para vender mais no instragram

Essa é uma dica de ouro, pois quanto mais engajamento, melhor o Instagram entende que há interesse pelas publicações apresentadas e, assim, garantir cada vez mais novos seguidores.

Há publicações específicas, como sugerir que os usuários curtam e comentem as postagens. A solicitação para seguir também serve como CTAs Instagram (Call To Action), garantindo que o engajamento seja orgânico.

Outra forma de chamar os usuários para a ação é solicitar que marque um amigo nas postagens, para que a postagem possa ter uma abrangência ainda maior.

Mais um exemplo de CTA interessante está na criação de conteúdo por parte dos seguidores, e na legenda marcar a empresa ou utilizar uma hashtag criada que possa identificar o conteúdo.

3. Faça uso das ferramentas de vídeo

dicas de como vender mais no instagram

Tanto o Stories quanto o Reels suportam arquivos de vídeo. Enquanto o primeiro tem um tempo finito, de 24 horas dentro da plataforma, o segundo pode ser salvo para ser visualizado posteriormente.

O importante é apresentar os produtos e serviços, como funciona ou mesmo os bastidores da empresa, criando uma empatia para com a marca.

4. Forneça conteúdo exclusivo e crie histórias

Seja autêntico e não copie artes que podem causar algum problema jurídico posteriormente. A internet possui sites com imagens e conteúdos gratuitos. Porém, é necessário identificar a origem da imagem. Pexels.com e o Unsplash.com são dois bons exemplos.

Com a estratégia de Inbound Marketing permite a criação de histórias na legenda, e assim atrair, converter, vender e fidelizar o cliente junto à empresa.

5. Sempre que possível responda comentários

responder comentarios de clientes para aumentar as vendas no instragram

Uma postagem no feed de rolagem é para sempre. Ou ao menos que seja necessário apagar por uma ocasião extraordinária ou um reposicionamento da marca. Com isso aparecem diversos comentários.

Sempre que possível é interessante responder aos internautas, demonstrando que a empresa tem interesse pelas críticas, sugestões e reclamações apresentadas.

6. Invista em nichos específicos

Quando se pensa em nicho, não é preciso associar a grupos pequenos de pessoas. Tome como exemplo pessoas que estão à procura de produtos saudáveis. Ou que querem um produto para o animal de estimação.

Esses são nichos específicos, mas gigantescos, e podem ser consumidores recorrentes sobre os produtos e serviços que a empresa tem a oferecer.

7. Não se esqueça das hashtags

colocar hashtags nos posts do insta para crescer as vendas

Crie uma hashtag (#) própria criada somente para você, utilize as palavras-chave que representam o negócio ou verifique aquelas que estão em destaque por uma causa momentânea/sazonal.

Elas podem levar diferentes usuários para a conta da empresa, e assim manter um vínculo que se iniciou a partir de uma palavra específica que serviu como gancho para atrair os clientes e criar identificação por meio de, certo modo, interesses em comum.

O Instagram não é a única rede social que deve receber atenção e investimento.

Por isso é possível fazer anúncios utilizando o Twitter Ads e fazer um link building para a página correspondente para apresentar um produto ou um serviço disponível.

Também serve como uma maneira de aumentar o tráfego de visitantes no seu site que é utilizado como loja virtual.

Dessa maneira, o link building é uma ótima estratégia que pode ser aplicada dentro de uma campanha que envolva outras redes sociais e plataformas digitais.

9. Comunique-se com emojis com cuidado

como vender no instagram

O público que se encontra no Instagram é variado, pois essa rede social está presente em diversos países e conta com mais de 1 bilhão de usuários.

Portanto, há desde pessoas jovens que se comunicam por meio de emojis – pequenas imagens disponíveis nos teclados virtuais – até pessoas com mais idade, que preferem uma linguagem mais formal.

Sendo assim, as legendas podem contar com emojis, mas de forma cuidadosa, para que não ocorra um ruído na comunicação, adequando o texto ao perfil dos usuários e identidades que se deseja para a marca.

10. Invista em anúncios atraentes e significativos

como divulgar no instagram

Para angariar mais seguidores, é possível expandir o alcance das postagens a partir de anúncios pagos dentro da própria rede social.

Dentro de um planejamento de marketing digital, a disponibilidade de uma verba dentro do orçamento é interessante e permite a criação de anúncios atraentes e que se tornam significativos tanto para a empresa quanto para os seguidores.

O cuidado com o algoritmo do Instagram

como vender mais no instagram

Um termo recorrente quando se trata de publicidade online se refere ao algoritmo, e como isso é importante para atingir os objetivos de maneira adequada, e com as estratégias pontuais aplicadas de forma correta.

Como vender no Instagram é uma meta de todas as empresas que entendem a importância desta plataforma digital que pode ser utilizada para ampliar os lucros, atender aos algoritmos da rede social é fundamental.

Enquanto profissionais da área de marketing digital entende os algoritmos como um inimigo, na verdade ele deve ser tratado como um aliado.

Isso porque o objetivo final, como qualquer outro algoritmo utilizado no ambiente virtual, é fornecer conteúdo relevante e envolvente para cada tipo de usuário.

Dessa forma, o uso da hashtag (#) seguida de uma palavra-chave permite que o algoritmo acompanhe as atividades e comportamentos dos usuários e, utilizando os dados captados, a plataforma apresenta até mesmo em forma de Marketing de Conteúdo para o público.

Assim, como dica extra, vale reforçar a importância de sempre se concentrar na criação de um conteúdo de qualidade, e que realmente entregue benefícios para os leads e clientes fidelizados. Ou seja, é preciso evitar postagens ou comentários que não tenham nenhum conteúdo. O empreendedor precisa ser perspicaz, atencioso e estratégico, e sempre se perguntar o que público deseja, e como a empresa pode atender da melhor forma possível por meio de todos os esforços e possibilidades.