Curso de corte e costura online: Vale à pena?

Curso de corte e costura online: Vale à pena?

agosto 16, 2021 Off Por Redação

Curso de corte e costura online: Vale à pena? Saiba quais as vantagens e os principais pontos a serem analisados ao se matricular neste tipo de curso pela internet!

O Google se tornou nossa resposta para tudo. Tornou-se até mesmo instintivo recorrer ao Google primeiro, antes de perguntar sobre o assunto para pessoas que convivem ao nosso lado. A internet se tornou uma ferramenta incrível para entretenimento, compras, aprendizado de novas habilidades e até mesmo para concluir um curso auxiliar, técnico, profissionalizante ou superior.

Quando se trata de aprender a costurar, os tutoriais de costura online podem salvar sua vida quando está no meio de um projeto e tem um problema urgente. Mesmo quando você está procurando finalmente aprender a fazer suas próprias roupas, os recursos que estão disponíveis na web e são conteúdos relevantes que podem vale ouro.

Mas, até onde a web pode realmente ir quando se trata de ensinar um iniciante em costura? O processo de aprender a costurar já é uma tarefa árdua quando se tem aulas de costura física e se você tem todas as ferramentas necessárias à sua frente.  Será que vale à pena fazer um curso de corte e costura online? Confira:

Vantagens de fazer um curso de corte e costura online

A seguir, daremos uma olhada em alguns dos prós e contras de aprender a costurar através de um curso de corte e costura online.

Aprender na privacidade de sua própria casa

Sentir-se confortável é uma grande vantagem quando se trata de aprender. Embora algumas pessoas aprendam melhor em uma sala de aula com um instrutor, outras se dão muito melhor na privacidade de suas próprias casas, onde se sentem mais à vontade.

Quando se trata de costura, fazer uma aula online pode ser uma ótima opção para quem não consegue realinhar sua agenda com um curso físico que demanda tempo e gastos com locomoção, por exemplo. Aulas online oferecem o privilégio de aprender um ofício enquanto veste seu pijama e come uma tigela de cereal.

 Aprender no seu próprio ritmo

Quando você faz um curso de costura física, terminar um projeto de costura para iniciantes em apenas alguns dias pode ser um desafio. As aulas de costura online oferecem a flexibilidade de se concentrar em partes específicas até que você realmente as compreenda antes de passar para as próximas etapas.

Como um iniciante, você sente menos pressão e pode realmente ir ao seu próprio ritmo.  Aprender a costurar é algo que você não deve ter pressa – sentir-se confortável com sua máquina de costura e aprender a manusear o tecido pode exigir muito tempo e não deve ser apressado no início.

Além disso, ter tempo para analisar os erros que você comete no processo de aprendizagem pode lhe ensinar muito sobre costura. Paciência e tempo são sempre essenciais para aprender a costurar- As aulas online permitem que você realmente decifre o material e siga o ritmo que achar mais confortável.

Confira também: Costureira SP – Onde encontrar especialistas em ajustes.

Ser capaz de gerir o material de aprendizagem em tempo real

Pausar, repetir etc. Sabe aquele momento em que você pode retroceder um filme se tiver perdido algo ou avançar se as coisas ficarem um pouco chatas? Todos nós fazemos isso. Um curso de costura online não é diferente.

Aprender com algo que está pré-gravado que você pode retroceder e avançar uma quantidade infinita de vezes permite que volte a qualquer seção que achar mais desafiadora e fique obcecado (no bom sentido) até que realmente entenda.

Aprender a costurar online permite que você pause, repita, retroceda e avance rapidamente o material sempre que se sentir um pouco travado ou precisar rever certas técnicas.

Pontos a serem analisados ao se inscrever no curso online

Mesmo que estudar em casa seja confortável e tenha suas vantagens, há alguns pontos que precisam ser analisados, bem como:

Dificuldade com ferramentas de costura e tecidos

Este pode causar alguns problemas importantes para um iniciante em costura. Ao contrário de outros ofícios, costura requer o uso de ferramentas específicas, bem como aprender a usá-las corretamente.

Levar uma lista para a loja de tecidos e navegar por um território desconhecido pode ser um pouco assustador para um iniciante. Embora as aulas de costura online possam oferecer muita flexibilidade, isso não elimina o aspecto opressor de comprar ferramentas de costura e a sensação de incerteza quando se trata de usá-las corretamente.

Quando você não consegue encontrar todas as ferramentas em sua lista, fica preso em ter que encontrar substitutos e toda a experiência se torna muito mais opressora do que recompensadora.

De todo modo, a melhor opção é obter a caixa de costuras para iniciantes que já vem com todas as ferramentas básicas, tecidos e padrões necessários.

Não poder fazer perguntas em tempo real

Infelizmente, você não pode levantar a mão na frente do computador toda vez que tiver uma pergunta sobre costura durante o tutorial online pré-gravado.

Como um iniciante, perguntas e confusão são inevitáveis ​, e ter alguém lá para tratar até mesmo das questões mais simples pode ser a chave para aprender mais rápido. Por mais convenientes que seja as aulas de costura online, infelizmente, não oferecem respostas em tempo real, a menos que você esteja tendo uma aula com chat ao vivo. Como resultado, você acaba se sentindo inseguro sobre se está fazendo tudo corretamente.

Perder o aspecto tátil do processo de aprendizagem

A costura é um dos ofícios mais táteis que existem. Para que uma peça de roupa seja costurada corretamente, você deve levar tudo em consideração, desde o drapeado e a mão do tecido até a facilidade de passar e trabalhar sob o calcador.

Como costurar exige trabalho com as mãos, assistir a um tutorial de costura na vida real faz uma grande diferença na compreensão dos diversos aspectos não falados da confecção de vestidos: como o tecido vai agir ao ser costurado; É fácil fixar? É fácil passar a ferro? Como vai armar e resistir a cortes? Como a roupa cairá no final? Uma videoaula de costura oferece apenas uma única perspectiva na qual as coisas às vezes parecem ser muito mais simples do que na vida real.

Vale à pena fazer o curso online de corte e costura?

Há diversos pontos positivos em fazer um curso de corte e costura online, até mesmo porque, você consegue se matricular em cursos gratuitos. No entanto, como mencionado, no caso de iniciantes, pode ser um pouco mais difícil a aprendizagem, de acordo com os critérios informados acima.

No caso, só quem pode decidir se valerá a pena realizar esse curso online é você mesmo, uma vez que, deve analisar a sua situação, disponibilidade, recursos e dificuldade de aprendizagem, Lembrando que ao fazer o curso online, você também pode complementar o aprendizado praticando com os tutoriais de costura e moda na internet.