5 passos para fazer fisioterapia pélvica em casa

5 passos para fazer fisioterapia pélvica em casa

outubro 2, 2023 Off Por Redator

A fisioterapia pélvica é uma especialidade que tem como objetivo tratar disfunções do assoalho pélvico, como incontinência urinária, disfunção sexual e dor pélvica crônica. Muitas pessoas podem se beneficiar desses exercícios, mas nem sempre é possível ir a um fisioterapeuta especializado. Por isso, neste artigo, iremos apresentar 5 passos para você fazer fisioterapia pélvica em casa.

1. Conheça seu assoalho pélvico

O primeiro passo para fazer fisioterapia pélvica em casa é conhecer o seu assoalho pélvico. Ele é composto por um conjunto de músculos que dão suporte aos órgãos pélvicos, como a bexiga, o útero e o reto. Esses músculos podem ficar enfraquecidos com o tempo, após o parto ou devido a outros fatores, causando diversas disfunções.

Para conhecer melhor seu assoalho pélvico, você pode realizar alguns exercícios simples. Por exemplo, tente interromper o fluxo de urina durante a micção. Os músculos que você utiliza para isso são os mesmos que você precisa fortalecer durante a fisioterapia pélvica.

2. Identifique a disfunção

O segundo passo é identificar qual a disfunção que você está enfrentando. Existem diferentes tipos de disfunções do assoalho pélvico, como incontinência urinária de esforço, incontinência urinária de urgência, disfunção sexual e dor pélvica crônica. Cada uma delas pode requerer exercícios específicos para o tratamento.

Se você não tem certeza sobre qual disfunção está enfrentando, é importante buscar a orientação de um profissional de saúde. Eles podem fazer uma avaliação e indicar o tratamento correto para o seu caso específico.

3. Aprenda os exercícios

Após identificar a disfunção, é hora de aprender os exercícios específicos para o seu caso. Existem diferentes técnicas e métodos utilizados na fisioterapia pélvica, como os exercícios de Kegel, a eletroestimulação e os biofeedbacks. Cada um deles tem como objetivo fortalecer e reabilitar os músculos do assoalho pélvico.

É importante lembrar que a realização dos exercícios deve ser feita de forma correta e com a orientação de um profissional. Caso contrário, você pode acabar agravando a sua disfunção pélvica. Se não for possível buscar a orientação de um fisioterapeuta, você pode encontrar vídeos e tutoriais online que ensinam a realizar os exercícios corretamente.

4. Pratique regularmente

O quarto passo é praticar os exercícios regularmente. Assim como qualquer outra atividade física, a fisioterapia pélvica requer constância para que os resultados sejam alcançados. Estabeleça uma rotina diária ou semanal para realizar os exercícios e siga-a rigorosamente.

É importante lembrar que os resultados podem variar de pessoa para pessoa. Algumas pessoas podem começar a notar melhorias em poucas semanas, enquanto outras podem levar meses para obter resultados significativos. Seja paciente e persistente. Os exercícios vão ajudar a fortalecer o seu assoalho pélvico ao longo do tempo.

5. Mantenha-se motivado(a)

O último passo é manter-se motivado(a) durante o processo de fisioterapia pélvica em casa. Pode ser desafiador praticar os exercícios regularmente e continuar com o tratamento por um longo período de tempo. No entanto, lembre-se dos benefícios que você irá obter ao fortalecer o seu assoalho pélvico.

Você poderá ter uma melhora na incontinência urinária, na disfunção sexual e na dor pélvica crônica. Além disso, a fisioterapia pélvica também pode trazer benefícios à vida sexual, aumentando o prazer e a satisfação.

Buscar informações atualizadas e confiáveis sobre o assunto também pode ajudar a manter-se motivado(a). Existem diversos livros, artigos científicos e sites especializados que podem fornecer informações valiosas sobre a fisioterapia pélvica.

Conclusão

A fisioterapia pélvica em casa pode ser uma alternativa viável para tratar disfunções do assoalho pélvico. No entanto, é importante lembrar que a orientação de um profissional de saúde é fundamental. Eles podem fazer uma avaliação adequada e indicar os exercícios corretos para o seu caso.

Seguindo os passos apresentados neste artigo, você estará no caminho certo para fortalecer o seu assoalho pélvico e melhorar sua qualidade de vida. Lembre-se de praticar os exercícios regularmente, manter-se motivado(a) e buscar informações confiáveis sobre o assunto.