5 pontos turísticos de Belo Horizonte

5 pontos turísticos de Belo Horizonte

março 3, 2021 Off Por Redator

O que não falta na capital mineira é cultura, natureza, excelente comida e hospitalidade.

Belo Horizonte tem uma das culinárias mais apreciadas do país. A capital de Minas Gerais também é cheia de lugares interessantes para visitar, como museus, parques e mirantes.

Saindo do Terminal Rodoviário Tietê há várias opções de empresas e horários. De São Paulo bastam algumas horas para chegar a terras mineiras. Você vai ver que não é por acaso a fama de simpatia e acolhimento que os mineiros têm.

Quer visitar “Beagá”, mas não sabe o que fazer por lá? Fizemos uma lista de passeios imperdíveis.

Mercado Central

onde ir em lugares para ir em Belo Horizonte

Tradicionais em todo o país, os mercados centrais de quase todas as capitais valem uma visita. O de Belo Horizonte é um mergulho na comida mineira, onde o visitante pode experimentar e comprar cachaças, queijos e doces tradicionais do estado.

O local também é conhecido por seus botecos, que servem aqueles petiscos mineiros deliciosos. Um ótimo lugar para fazer um “esquenta” para a noite e ainda garantir algumas delícias para levar para casa.

Circuito Cultural Praça da Liberdade

passear em lugares para ir em Belo Horizonte

Localizada no bairro Savassi, a Praça da Liberdade é um dos cartões postais da cidade. Repleta de jardins e construções em diversos estilos arquitetônicos, como o Art Déco, a praça está arrodeada de museus e centros culturais que, juntos, formam um circuito imperdível para qualquer turista.

Além do Palácio da Liberdade, principal atração da praça, ficam nos arredores o Museu das Minas e do Metal, o Memorial Minas Gerais, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Espaço do Conhecimento da UFMG e a Casa FIAT de Cultura. O melhor é que quase todos têm entrada gratuita, pelo menos em alguns dias da semana.

Lagoa da Pampulha

lugares para ir em Belo Horizonte

Outro cartão postal da capital de Minas, a Lagoa da Pampulha é um ótimo local para caminhar e pedalar no início do dia ou no final da tarde. O Conjunto Arquitetônico da Pampulha, desenhado por Oscar Niemeyer, impressiona. Não é por acaso que foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade.

Não deixe de visitar a Igreja de São Francisco, que tem painéis de Portinari. Há vários museus e restaurantes nos arredores. Além disso, é possível relaxar no Parque Ecológico da Pampulha e apreciar a vista dos mirantes.

O Estádio do Mineirão, que guarda o Museu Brasileiro do Futebol, também fica nessa região. Outro passeio que pode fazer parte do seu roteiro é o Parque de Diversões Guanabara — do alto da roda gigante a vista da lagoa é incrível.

Edifício Maletta

pontos turisticos em lugares para ir em Belo Horizonte

Localizado no Centro da cidade, o prédio histórico é muito frequentado por abrigar bares, restaurantes, antiquários e livrarias. Da varanda é possível apreciar a vista da cidade bebendo algo e petiscando delícias tradicionais. Como o prédio também é residencial, dá para se sentir um velho morador.

Instituto Inhotim

lugares para visitar em BH

Esse não fica em Belo Horizonte, mas em Brumadinho, a 60 quilômetros da capital. A pequena viagem para conhecer o maior museu a céu aberto do mundo compensa muito.

Inhotim tem mais de 20 galerias e abriga um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil. Além disso, também guarda um imenso jardim botânico: muita área verde, lagos e jardins deslumbrantes. Dá para fazer bate-volta, mas a dica é reservar mais de um dia para apreciar o espaço. A natureza é um convite para contemplar a arte com calma, ao passo que se perder entre os caminhos também pode fazer parte do passeio. São três rotas e todas valem muito a pena, mas, devido à longa extensão do local, é praticamente impossível conhecer tudo em um só dia.