6 razões para incluir mensagens sociais em sua estratégia de mídia social

6 razões para incluir mensagens sociais em sua estratégia de mídia social

setembro 3, 2021 Off Por Redação

As mensagens sociais estão mudando a maneira como as pessoas interagem com as marcas: mais e mais pessoas também estão se voltando para o digital em sua comunicação empresarial.

O fenômeno das mensagens sociais mudou completamente a maneira como as pessoas interagem com as marcas – e continua ganhando impulso. As mensagens sociais tiveram um forte crescimento nos últimos anos. 

Desde 2016, o número de usuários dos aplicativos de mensagens sociais mais importantes, como WhatsApp, Facebook Messenger, tem continuamente superado o das principais redes de mídia social (Facebook, Instagram e Twitter).

As mensagens sociais mudaram completamente a maneira como as pessoas interagem com as marcas e, uma vez que a eclosão da pandemia sempre levou as pessoas a realizar suas interações sociais e comerciais por meio de canais digitais, a tendência das mensagens só se intensificou.

Muitas marcas, até mesmo as mais específicas como sexshop já adotaram as mensagens sociais e as integraram às suas estratégias de mídia social e atendimento ao cliente para atender a uma ampla variedade de necessidades de interação e serviço com o cliente; outros estão apenas no começo.

Se sua marca pertence ao último grupo, considere os cinco principais benefícios das mensagens sociais para que você e os stakeholders de sua empresa saibam por que devem dar esse passo.

1. Veja o mundo pelos olhos de seus clientes

Uma maneira fácil de criar ótimas experiências para o cliente é se envolver com os clientes nas plataformas com as quais eles já estão familiarizados: mídia social, aplicativos de mensagens sociais e outros canais digitais. Na década de 2020, ninguém quer reservar tempo para ligações, saudações automatizadas e as temidas filas em espera.

As mensagens sociais são tão convenientes quanto orientadas para o diálogo e, portanto, facilitam a interação direta e pessoal entre você e seus clientes. Os clientes podem interagir com sua marca no momento escolhido e por meio de canais familiares e entrar em contato com sua equipe de atendimento ao cliente para resolver problemas.

2. Crie experiências “aha” para melhorar a fidelidade do cliente

Fidelidade do cliente

A sua marca está sempre procurando novas maneiras de aumentar a fidelidade do cliente e mantê-lo? O desafio de captar a atenção dos clientes por tempo suficiente para deixar uma impressão duradoura não é exatamente pequeno.

Mas, em vez do grande sucesso geral, sua marca pode causar uma grande impressão com apenas pequenas experiências “aha”. O atendimento personalizado no canal de sua escolha é uma das maneiras mais eficazes de surpreender positivamente os clientes e transformá-los em fãs de longo prazo.

3. Obtenha pessoal e dimensione o necessário

Uma das maiores oportunidades da mídia social é abordar público-alvo específicos por meio de mensagens personalizadas. As mensagens sociais oferecem uma vantagem semelhante: as marcas podem integrar os dados de seus clientes com a plataforma de mensagens para estabelecer contato pessoal com os clientes.

4. Obtenha informações sobre suas estratégias de vendas

Dados de mídia social e mensagens sociais ajudam você a entender como as pessoas pensam sobre sua marca. Não se trata apenas de palavras-chave, mas também de capturar o “clima online” do seu público-alvo.

Quando você sabe o que as pessoas pensam de sua marca, pode basear seu marketing e desenvolvimento de produto nisso.

Com base nesses dados, você também pode reagir imediatamente a contribuições e mensagens positivas ou negativas. Respostas imediatas mantêm a boa reputação de sua marca e neutralizam os efeitos de qualquer crise.

5. Faça equipes preparadas para o sucesso

equipes preparadas para o sucesso

A mídia social e o atendimento ao cliente são a linha de frente do seu negócio. É aqui que você constrói a fidelidade, supera crises ou simplesmente tenta garantir que todas as solicitações do cliente sejam atendidas no prazo.

Quando você incorpora mensagens sociais em suas estratégias de mídia social e atendimento ao cliente, está dando às suas equipes as ferramentas de que precisam para realizar seu trabalho com sucesso.

Os aplicativos de mensagens também oferecem suporte a conteúdo de mídia avançada, como voz interativa, vídeos e imagens. Desta forma, você pode entrar em contato com os clientes.

E de uma forma mais significativa  receber dados valiosos que podem ser usados ​​para melhorar os principais KPIs, como taxa de primeira resolução, tempo médio de processamento e satisfação do cliente.

A integração de dados em todos os canais do cliente também cria uma melhor experiência do cliente e um fluxo de trabalho mais suave para suas equipes – as repetições são evitadas e as equipes têm todas as informações de que precisam para um atendimento eficiente ao cliente.

6. Garanta suporte e uma experiência perfeita para o cliente

Com a mudança no comportamento do cliente, a popularidade dos aplicativos de mensagens sociais abre uma nova oportunidade para experiências otimizadas. Isso dá às marcas a oportunidade de abordar problemas de forma proativa por meio da mídia social e de abordar e resolver deficiências no atendimento ao cliente

De acordo com o Facebook Insights, 70% dos entrevistados presumem que usarão mais mensagens no futuro, quando tiverem dúvidas sobre o atendimento ao cliente. Um bom motivo e um momento oportuno para que sua marca também tenha integrado mensagens em suas estratégias de mídia social e atendimento ao cliente.