Guia: tudo que você precisa saber sobre lentes fotográficas

Guia: tudo que você precisa saber sobre lentes fotográficas

fevereiro 15, 2021 Off Por Redator

Se você quer se tornar um fotógrafo profissional e não sabe como aprender sobre as lentes fotográficas, é fundamental aprender com um profissional, e entender sobre os tipos e modelos disponíveis no mercado. Afinal, esse é um ponto complexo que faz a diferença no resultado da foto.

A objetiva, ou mais conhecida como lente, são constituídas por um conjunto óptico que determina quais são as características da imagem captada. Por isso, é importante saber qual é a finalidade e o resultado desejado. E assim, conseguir alcançar o objetivo da fotografia ideal para a situação.

Por isso, se você também fica confuso quando o assunto são as lentes, sejam elas normais, grandes angulares, macros ou teleobjetiva, vale a pena conferir abaixo esse artigo que é um guia sobre lentes fotográficas!

O que significam os números e as letras nas lentes?

conhecendo a lente de uma camera

Todos os números que são encontrados nas objetivas servem para indicar qual será o campo de visão captado pela câmera. Dessa forma, fica muito mais fácil saber o que está enquadrado. E esse procedimento é mais conhecido como distância focal, sendo esse, um dos processos que mais se torna necessário entender.

Controlado pela câmera, o sistema de uma lente tem sua abertura e fechamento feitos através da fenda onde a imagem passa. Ou seja, para identificar uma determinada abertura de diafragma a letra f é usada, ou o número f (f-stop), exemplo f/22.

O mais interessante é que quanto maior é o número indicado, menor é a abertura da lente e vice e versa. Ainda está confuso? Tente considerar a abertura a partir de uma divisão, o 2 dividido por um valor x “2/X”. Dessa forma, quanto menor o valor de “X”, maior é o resultado.

Existe uma nomeação das lentes?

Agora que você já sabe qual o significado dos números e letras que ficam na lateral das lentes, vale saber outros significados, como a nomeação que é dada para as lentes. Confira abaixo:

Distância focal

o que e distancia focal da camera fotografica

A distância focal é expressa em milímetros (mm), ou seja, quanto maior for o número indicado, maior é o zoom. No campo de visão, quanto menor for o número, mais aberto se torna a grande angular. Dessa forma, no sensor digital, a distância focal mostra onde vai estar a imagem que será formada.

Abertura máxima

A abertura máxima da lente é mostrada de formas diferentes de acordo com o modelo da câmera, ou seja f/2.8, 1:2:8 ou F2.8 acabam significando a mesma coisa e se referem a abertura máxima da lente. Com aberturas maiores é possível captar mais luz do ambiente.

quais os tipos lentes para fotografia
É possível captar mais ou menos luz a depender da abertura da lente

Além disso, nas grandes aberturas é possível ter um desfoque incrível! Esse é um recurso muito utilizado que muitos fotógrafos recorrem em ensaios de gestante, casamentos e até mesmo aniversários.

Estabilizador de imagem

Nesse caso, cada fabricante implementa de um jeito diferente nos modelos de câmeras e lentes. Alguns têm destaque no corpo da câmera e outros no sistema integrado da lente, porém, a finalidade é sempre a mesma.

A principal função do estabilizador de imagem é deixar ela mais estável quando se faz uso do zoom. Consequentemente isso evita que a foto saia tremida e perca o foco. Não se esqueça de escolher e dar preferência a modelos de lente que já vem com estabilizador.

Formato da lente

Esse é um dos pontos que não podem faltar na escolha da sua lente, afinal ela deve ter um tamanho que caiba na câmera. Existem algumas siglas que podem te ajudar a escolher. O recomendado é ir até o site da câmera desejada e ler as descrições do produto.

Tipos de lente

E agora que você já sabe algumas informações importantes sobre as lentes, com toda certeza vai entender mais sobre os tipos de lente disponíveis no mercado. Saiba que geralmente as categorizações são feitas de acordo com a distância focal ou qual será o uso destinado.

Lente normal

Formada por um conjunto de seis lentes, possui uma grande abertura do diafragma, tem a distância focal de 40 mm a 60 mm. Não apresenta distorção da imagem e é muito recomendada para retratos.

Lente grande angular

melhores tipos de lente para cada ocasiao

Recomendada para fotografar paisagens e a natureza, é ótima para captar elementos sem distorção. Seu tamanho varia de 28 mm a 35 mm. O ângulo da lente é bem amplo, assim como o diafragma, e é ideal para ambientes menores.

Lente teleobjetiva

lente de camera usada por paparazzis

Com distâncias focais de 500 mm a 2000 mm, tem como principal característica o achatamento dos planos da imagem, ou seja, são basicamente telescópios, usados para fotografar a natureza. Também é possível usar em fotos de longa distância, como são as feitas pelos paparazzi.

Lente olho de peixe

tipo de lente olho de peixe para camera fotografica

Esse tipo de lente tem uma distância focal de 8 mm a 10 mm, com ângulo de visão que fica acima de 160 graus, o que torna a imagem circular e capta uma área maior da cena desejada.

É possível ter profundidade de campo nas fotos feitas com esse tipo de lente. Sabe aquelas fotos super criativas em interiores ou paisagens? Com o olho de peixe as laterais se curvam e fica um efeito diferente e moderno.

Lente macro

lente para tirar fotos de animais

A lente macro é um modelo capaz de produzir imagens nítidas com distância focal curta que varia entre 40 mm a 200 mm. Assim, é possível fazer fotos de animais, insetos e objetos bem próximo e com destaque com apenas uma parte fora de foco.

Por fim, para realizar viagens, em grupo ou sozinho, vale a pena entender qual a localização e destino desejado, e quais são seus objetivos com a câmera e a lente. Afinal, se você está no início, vale usar um modelo mais básico, e assim, o indicado é começar por lentes que te permita ter mais liberdade criativa. E não se esqueça, as lentes têm alta durabilidade, e por isso, você pode comprar a sua e usar por muito tempo. Por isso, invista em modelos com qualidade que possam te acompanhar durante o processo de aprendizado, até o momento em que se tornar um profissional. Com isso é possível ser o fotógrafo que sempre quis!