Conheça as praias mais procuradas para a prática do Beach Tennis
julho 10, 2021Entre os principais esportes praticados na areia, o Beach Tennis se populariza na província de Ravena, região ao norte da Itália, no início da década de 1980.
Tratando-se de uma modalidade litorânea, seus campeonatos e circuitos profissionais são disputados em algumas das mais belas praias mundo afora, do continente europeu ao sul-americano.
Se você é aficionado por viagens e esportes de areia, não deixe de conhecer as praias mais prestigiadas pelos praticantes e organizadores dos maiores torneios de tênis de praia do mundo:
Terracina, Itália
Terracina é uma comuna do oeste da Itália composta por muitas praias selvagens e algumas mais populares, como a Sun Beach. Sua costa acompanha o mar Tirreno, parte do mar Mediterrâneo.
Old Town se destaca entre suas diversas atrações turísticas. O bairro é repleto de ruínas, áreas históricas e opções gastronômicas variadas, como as docerias e os restaurantes de frutos do mar.
O Templo de Júpiter e a Catedral de Terracina estão entre as construções históricas mais procuradas pelos visitantes. Há, ainda, a vinícola Sant’Andrea, com adega e cantina de clima familiar.
Em 2019, Terracina sediou seu primeiro Campeonato Mundial de Beach Tennis, vencido pela dupla italiana formada por Michele Cappelletti e Alessandro Calbucci. No feminino, venceu a brasileira Rafaella Miiller e a alemã Maraike Biglmaier.
Gran Canária, Espanha
Parte do arquipélago espanhol denominado Ilhas Canárias, a ilha de Gran Canária oferece aos visitantes um cenário paradisíaco. Sua costa mais ou menos circular conta com cerca de 500 quilômetros de extensão.
Trata-se de uma ilha vulcânica composta pelas mais belas praias do arquipélago, com destaque para a Playa de las Alcaravaneras, de las Canteras e del Inglés, além das dunas de Maspalomas.
Entre suas principais atrações está a rocha vulcânica chamada Roque Nublo, o terceiro ponto mais alto da ilha, atrás apenas do Morro de la Agujereada e do Pico de las Nieves.
Em 2021, os espanhóis confirmaram seu favoritismo como anfitriões e saíram vitoriosos do BT50 Las Palmas de Gran Canária. Victor Lopez e Saulo Tejada venceram no masculino, enquanto nas duplas femininas venceram Adriana Costa e Eva Fernandez.
Oranjestad ou “Playa”, Aruba
Situada no Mar no Caribe, na América Central, a ilha de Aruba é um dos quatro territórios que formam o Reino dos Países Baixos. Sua capital, Oranjestad, é chamada de “Playa” pelos locais.
Sua arquitetura reflete a colonização holandesa, assim como seu nome, que homenageia a Casa de Orange, dinastia do século XVII. Para além das águas cristalinas, a cidade é um grande polo comercial para turistas, com grandes hotéis e resorts no seu entorno.
Em 2019, os brasileiros retornaram do Pan-Americano de Beach Tennis, disputado em Aruba, com oito medalhas de ouro e nove de prata. No masculino, no feminino e nas duplas mistas deu dobradinha de ouro e prata para o Brasil.
Plettenberg Bay, África do Sul
Também chamada pelos locais de Plett, a cidade de Plettenberg Bay localiza-se em Cabo Ocidental, na África do Sul. Trata-se de uma região sazonal, mais movimentada no período de férias.
Suas principais atrações turísticas envolvem a natureza e a vida selvagem, como o Robberg Nature Reserve, espaço ideal para trilhas, o Tenikwa Wildlife Awareness Centre, ideal para observar a vida animal, e o Birds of Eden, uma espécie de santuário de pássaros.
Suas praias são preservadas e têm um visual rústico, como a Plettenberg Beach. Além disso, no entorno da praia é possível observar alguns dos imóveis mais luxuosos da cidade.
No Summer Slam Beach Tennis Tour de 2019, saíram vitoriosos de Plettenberg Bay o francês Theo Irigaray e o italiano Mattia Spoto, em uma disputada final com o russo Nikita Burmakin e o italiano Tommaso Giovannini.
Ras Al Khaimah, Emirados Árabes Unidos
Na parte norte da Península Arábica está situado o emirado de Ras Al Khaimah, conhecido por oferecer diferentes opções de esportes aquáticos, como mergulho, passeio de barco, stand-up paddle, caiaque etc.
Entre os principais pontos de referência do emirado, destacam-se a montanha conhecida como Jebel Jais, onde turistas costumam acampar e acender fogueiras, e os shoppings Al Hamra e Manar.
Nikita Burmakin e Tommaso Giovannini conquistaram dois títulos nos eventos do Beach Tennis World Tour sediados no emirado de Ras Al Khaimah, em 2021. Giulia Gasparri e Ninny Valentini conquistaram outros dois títulos no feminino.
Rio de Janeiro, Brasil
O Rio possui algumas das mais belas praias do mundo, como a Praia de Forno, a Praia do Forte, a Prainha, a Praia das Conchas, o Arpoador, entre muitas outras.
Entre os brasileiros, a carioca Joana Cortez se destaca, seu nome é reconhecido entre os fãs do tênis convencional, que lhe rendeu três medalhas em Jogos Pan-Americanos. Como tenista de praia, chega ao primeiro lugar do ranking mundial em 2013 e 2014.
Além disso, segundo a Federação Internacional de Tênis, órgão de regulamentação do esporte, em 2021 o Rio de Janeiro receberá pela primeira vez o Mundial de Beach Tennis.
Pronto, agora você já conhece algumas das praias mais procuradas por organizadores de torneios e por fanáticos do Beach Tennis. Imagina combinar suas férias e conhecer algumas dessas praias enquanto acompanha os mais importantes campeonatos da modalidade!
Mais dúvidas sobre o universo do Beach Tennis? Conheça o Beach Tennis Bra!