Bicicletas elétricas: o guia definitivo

Bicicletas elétricas: o guia definitivo

novembro 24, 2022 Off Por Redator

Econômicas e práticas, as bicicletas elétricas estão sendo uma excelente opção de mobilidade urbana e vêm conquistando o gosto dos brasileiros

Cada vez mais presentes nos cenários das cidades, as bicicletas elétricas já caíram no gosto dos brasileiros, mas ainda há muitas dúvidas sobre esse meio de transporte. Entre elas, a pergunta que sempre paira na mente dos futuros usuários é: preciso usar capacete? Para responder a essa e outras indagações, elaboramos este post com informações incríveis. Confira!

Entenda o que são as bicicletas elétricas      

Como o próprio nome diz, a bicicleta elétrica conta com um motor que é carregado na tomada e também pode ser movimentada pela força motriz (pedalada). Ela também é conhecida como e-bike e faz com que o ciclista se locomova com mais rapidez, sem a necessidade de grandes esforços. Afinal, há o auxílio de um pequeno motor.

Dessa maneira, existem duas opções: você pode pedalar em determinados trajetos ou apenas acelerar e até mesmo dosar ambas as escolhas. 

Como a consciência ambiental das pessoas está melhorando a cada ano, muita gente tem comprado uma bicicleta elétrica tanto para trabalhar quanto para utilizá-la em momentos de lazer.

Apesar de ser uma bicicleta bem semelhante a comum, existem regras específicas no trânsito, como veremos agora.

Velocidade máxima 

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contram), as bicicletas elétricas funcionam por meio de um motor de propulsão elétrica com potência máxima de 4kW, ou seja, ela não deve ultrapassar 25 km/h. Vale lembrar que é exatamente a potência que as diferencia dos ciclomotores, como mostraremos em seguida. 

Habilitação 

Como as bicicletas elétricas não excedem 50 km/h e os motores são de potência baixa, os condutores não precisam da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mas essa regra só vale para bikes que tenham potência máxima de até 250 watts, sem acelerador.

Já o ciclomotor, que conta com uma potência que vai de  351 watts a 4.000 watts, com autonomia de propulsão e velocidade máxima de 50 km/h, é preciso ter a CNH na categoria A.

Locais de circulação da bike elétrica

As bicicletas elétricas devem circular seguindo as regras das bikes comuns, ou seja, nas ciclofaixas ou ciclovias das cidades. Caso o município não tenha essa área específica, o condutor deve circular no mesmo espaço das demais bicicletas, sempre seguindo as regras de trânsito.

Já as motos elétricas com velocidade máxima de 50 km/h são proibidas de circularem nas ciclofaixas. 

Principais equipamentos para conduzir bikes elétricas

Primeiramente, vamos responder à pergunta inicial deste post: sim, a condução de bicicletas elétricas necessita do uso de capacetes. Trata-se de um equipamento de segurança essencial, que também deve ser priorizado pelos bikers em bicicletas comuns.

Além dele, podemos citar ainda a luva, o indicador de velocidade, a campainha e a buzina, a sinalização noturna dianteira, traseira e lateral. É preciso contar ainda com espelhos retrovisores nos dois lados, além de pneus em boas condições de uso.

É importante ainda que você utilize uma roupa confortável e que tenha algumas proteções. Afinal, as quedas podem acontecer, principalmente, se você se desloca com muita frequência.

Faça manutenções preventivas, ainda mais no motor, e fique sempre atento ao nível da bateria. Geralmente, cada bike elétrica tem uma autonomia X, ou seja, é importante que você calcule a quilometragem para não ficar na mão em seus trajetos.

Com preços cada vez mais acessíveis, as bicicletas elétricas estão bem presentes no dia a dia dos brasileiros e, certamente, poderá fazer parte do seu cotidiano, trazendo uma boa mobilidade, economia, preservação do meio ambiente e também sendo um meio alternativo de locomoção, principalmente para quem tem uma rotina com muitos afazeres.