Mercado single: saiba mais sobre essa tendência

Mercado single: saiba mais sobre essa tendência

novembro 24, 2022 Off Por Redator

Conheça as particularidades deste mercado em expansão constante

Para quem não conhece, o mercado single é composto basicamente por um grupo de pessoas solteiras, divorciadas, viúvas ou que vivem sozinhas e que são, em grande maioria, jovens profissionais. Entretanto, vale ressaltar que se trata de um público bastante diversificado, porém com um ponto em comum: são pessoas que buscam suprir suas necessidades individuais, evitando desperdícios acima de tudo.

Muitas vezes esse público é considerado exigente e difícil de agradar. Isso se dá por conta dessa diversificação, todavia, essa tendência está mudando, uma vez que as empresas estão se adaptando às necessidades dos “singles” e oferecendo produtos e serviços mais direcionados a eles, como, por exemplo: itens compactos que ocupem menos espaço em suas casas, um apartamento residencial de tamanho apropriado, porções de comidas individuais, dentre outros.

Neste artigo você vai entender melhor o que é o mercado single, qual o perfil desses consumidores brasileiros que optam por esse estilo de vida e como as empresas estão se adaptando a essa tendência mundial.

Perfil do consumidor single

Embora muitas vezes sejam retratados como jovens e solteiros, o grupo de consumidores “single” inclui uma grande variedade de idades, estilos de vida e renda.

As pessoas solteiras que vivem só estão se tornando um grupo demográfico cada vez mais importante para as empresas por conta do seu crescimento exponencial.

Seja por escolha ou circunstância, os solteiros estão se tornando um grupo cada vez mais visível e ativo no mercado de consumo.

Outro ponto importante a ser traçado a respeito do consumidor single é que eles são mais propensos a morar em grandes cidades, o que os tornam mais conectados e ativos em termos de mídia e tecnologia.

Além de tudo, os solteiros costumam usar mais as redes sociais para compartilhar produtos e marcas on-line, além de fazerem mais compras pela internet.

Ainda vale ressaltar que em grande parte das vezes, os singles optam por gastar um pouco mais, porém em compras com propósito.

Hábitos de consumo

Com a crescente do mercado single, as empresas vêm buscando compreender as motivações e comportamentos desses consumidores para atrair esse grupo cada vez maior.

Geralmente, essas pessoas que vivem sozinhas não querem adquirir produtos maiores que suas necessidades, como, por exemplo, um jogo de jantar que atenderia uma família de seis pessoas. É algo que não faz sentido para quem optou por esse estilo de vida.

Por conta disso, o consumidor single irá realizar suas compras de acordo com as suas necessidades, optando por itens que não irão ocupar demasiado espaço em suas residências e também evitando desperdícios.

Praticidade, conveniência e comodidade podem ser consideradas as palavras-chave para as empresas que desejam conquistar esse público.

Embora muitas vezes sejam retratados como sendo mais egocêntricos do que outros segmentos de consumidores, os solteiros, na verdade, valorizam a experiência de compra, a qualidade do produto e a marca. Eles estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços de qualidade, e são mais leais às marcas que os atendem bem.

Em grande maioria, buscam empresas que oferecem experiências de compra envolventes e personalizadas, com produtos e serviços que precisam ser de boa qualidade e que se adequem às suas necessidades.

Em suma, vale ressaltar que mercado single é um segmento cada vez mais relevante, merecendo toda uma atenção especial por parte das empresas. Por isso, é importante estar atento às mudanças de hábitos de consumo desse público e oferecer produtos e serviços que atendam às suas necessidades. As marcas precisam se concentrar em compreender e atender às demandas desses consumidores solteiros a fim de continuar atraindo esse grupo em constante crescimento.