Como fazer uma estante para livros?

Como fazer uma estante para livros?

abril 25, 2021 Off Por Redator

Conheça três formas práticas e simples de fazer uma estante para livros personalizada no estilo “Faça Você Mesmo” (DIY)

Nossos livros precisam de um cantinho seguro e especial para permanecerem preservados e longe da poeira. Para cumprir essa tarefa, uma estante no estilo “Faça Você Mesmo” é ideal.

Quer saber como fazer uma estante para livros? Confira esse post!

3 projetos DIY simples para fazer uma estante para livros

Vamos ensinar três formas práticas de montar uma estante gastando pouco, acompanhe e escolha seu projeto favorito!

Aprenda a fazer uma estante para livros pendurada por cordas

Pedaços de madeira e cordas grossas podem criar uma estante compacta para guardar livros e até servir de suporte para itens decorativos ou vasinhos de plantas.

Cada prateleira da estante consiste em uma peça retangular de madeira, MDF ou MDP com dois furos em cada extremidade para a passagem dos quatro pedaços de corda. As pontas inferiores dos segmentos de corda recebem nós e as superiores são amarradas em um gancho na parede.

Para fazer a sua, você precisará de poucos materiais:

  • Pedaços de madeira, MDF ou MDP;
  • Furadeira;
  • Dois ganchos grandes e buchas;
  • Corda;

O número de peças de madeira deve ser igual ao número de prateleiras que você quiser em sua estante. Vamos ensinar como é o processo para montar uma prateleira e, como base nele, você poderá montar as demais.

1. Faça furos na madeira

como fazer uma estante de livros em casa

Fure dois buracos em cada extremidade da peça que servirá de prateleira.

Os furos devem ser um pouco maiores do que o diâmetro da corda escolhida para ser possível atravessá-la através deles sem dificuldade. Dessa forma, se você optou por uma corda com 8mm de diâmetro, os furos devem ter 10mm de diâmetro.

2. Pinte as peças

Essa etapa é opcional e livre. Você pode revestir com verniz incolor, colorido ou com efeito envelhecido. Assim como, utilizar tinta acrílica branca ou colorida. Ou até deixar o material sem pintura para um efeito rústico e natural.

Tudo depende dos seus gostos pessoais e do acabamento que deseja.

3. Instale os ganchos

Antes de furar, marque a localização dos furos na parede e verifique se o alinhamento está correto. Instale os ganchos e utilize as buchas para um melhor resultado.

Ao fazer uma estante para livros dessa forma, é importante utilizar ganchos compatíveis com a quantidade de peso que a estante deve suportar. Por isso, confira a capacidade de quilos suportada pelo gancho antes de iniciar o projeto.

4. Corte a corda

Divida a corda em quatro e passe cada pedaço através dos furos presentes nas extremidades. O comprimento dos pedaços dependerá da quantidade de prateleiras e da distância que você deseja estabelecer entre elas. Sugerimos que você faça uma simulação antes de cortar a corda definitivamente.

5. Amarre e fixe a corda

Dê um nó firme em cada uma das quatro pontas inferiores da corda, aquelas que ficarão embaixo da última prateleira da estante. Para evitar que o nó se desfaça com o peso da estante, puxe-o com força e teste.

As quatro pontas superiores devem ser amarrada em pares. Dê um nó firme para unir as pontas de cada extremidade e pendure-as no gancho para finalizar.

Esse tutorial foi escrito com base no site Burkatron.

Veja como é fácil fazer uma estante para livros com madeira e tijolos

Com, apenas, dois materiais baratos e fáceis de encontrar, você pode montar uma estante personalizada em poucos minutos. A estante feita com peças de madeira e tijolos de construção é ideal para os amantes de um visual rústico e simplificado.

O passo a passo é bem básico, você precisará de:

  • Placas de madeira, MDF ou MDP;
  • Cola de contato;
  • Tijolos de construção;

1. Separe os materiais

Escolha as dimensões da peça de madeira, MDF ou MDP que servirá como prateleira para sua estante. A quantidade de peças e as medidas podem ser as que você quiser.

O mesmo vale para os blocos de construção. Eles podem ser de concreto, cerâmica, entre outros tipos e o número vai depender da altura que você deseja estabelecer entre as prateleiras.

2. Monte sua estante

Posicione dois tijolos afastados entre si para servir de suporte para a estante, use o comprimento das prateleiras com base. Feito isso, basta aplicar a cola de contato e seguir empilhando as placas de madeira e os tijolos.

Acompanhe o passo a passo para fazer uma estante para livros com caixotes de madeira

Os caixotes de madeira são muito versáteis e podem ser utilizados em diversos projetos de decoração. Um deles é a construção de uma estante para livros fácil de fazer.

Há diversas maneiras de montar um lar para os seus livros com caixotes. Vamos sugerir algumas delas a seguir. Mas antes veja os materiais básicos e como preparar os caixotes:

  • Caixotes de madeira;
  • Lixa 60 ou 80;
  • Lixa 100;
  • Tinta para madeira;
  • Pincel;

1. Lixe o caixote

passo-a-passo para produzir uma estante de livros

Utilize a lixa 60 ou 80 para as áreas maiores do caixote e a 100 para as menores. Com o pano úmido, retire os resíduos de madeira gerados durante o processo.

2. Pinte o caixote

Após lixar, aplique a tinta acrílica, selante, verniz ou tinta para madeira escolhida com o pincel. Leia e siga as informações presente na embalagem para garantir um bom resultado.

Como montar:

A montagem da estante pode ser feita empilhando os caixotes e fixando um nos outros da forma que você preferir. Há muitas opções de configurações para sua estante. Você pode empilhar os caixotes na horizontal ou intercalar peças na vertical e horizontal, etc.

Também é possível fixá-los na parede e fazer estantes no estilo nicho decorativo ou anexar rodas giratórias para adicionar mobilidade ao seu móvel. Agora é só escolher uma das formas de fazer uma estante para livros que ensinamos aqui e dar um novo lar aos seus livros favoritos.