10 Dicas para decorar a sala de estar gastando pouco

10 Dicas para decorar a sala de estar gastando pouco

abril 18, 2022 Off Por Redator

Veja a seguir 10 dicas avassaladoras para você que quer decorar sua sala de estar economizando o máximo possível.

Dicas fundamentais para a sua decoração

Assim como quase tudo na vida, alguns padrões devem ser mantidos para que alcançarmos o sucesso, para isso, é sempre importante que tenhamos algumas inspirações, dessa maneira, esse artigo servirá para te guiar com direção ao caminho que o seu coração deseja.

As dicas a seguir não quer mudar a sua opinião nem mesmo te fazer mudar as suas convicções, apenas te inspirar para ter as suas próprias ideias de decoração na sala de estar.

·         Tenha sempre vários modelos em vista:

Ainda que a originalidade seja muito importante na construção de um cenário ideal para a sua sala de estar, é sempre importante ter referências de imagens ou até mesmo de estilos que podem ser acrescentados ao contexto do seu lar.

Observar outros contextos pode ser muito interessante para a montagem de um projeto o mais autêntico possível, mesmo parecendo contraditório, a junção de duas imagens ou decorações pode trazer um visual totalmente novo que nunca foi visto antes.

·         Use a sua criatividade:

Mesmo que usar referências para construir a decoração da sua casa, ou para adicionar elementos seja interessante, fazer parte do processo também é muito atrativo, por isso, use as ideias para dar ainda mais cor a sua criatividade, fator muito importante para o sucesso do seu objetivo.

De acordo com estudiosos de diversas áreas, a criatividade é o elemento mais precioso na construção de um ambiente acolhedor, considerando que o estudo é fundamental para noção de combinação, porém apenas a criatividade pode tornar o projeto inovador.

·         Adicione cor ao seu projeto:

Assim como em várias situações, as cores têm papel fundamental para o desenvolvimento e melhoria de qualquer projeto, principalmente de decoração, considerando esse fator, o contraste entre cores quentes e frias pode ser ideal para a composição do ambiente geralmente, tendo em vista o significado que essa mistura pode ter.

As cores, além de representar muito ao componente estético da sala de estar, também é fundamental devido ao poder que elas têm para adicionar conceitos e também para acrescentar em beleza ao seu cômodo preferido.

·         Use e abuse dos contrastes:

É muito importante que os ambientes tenham uma identidade, seja através da temática ou das cores, tendo em vista que ela é fundamental para a formação de um lugar coerente que não fique muito desalinhado ao que foi pensado para a casa.

Porém, também é fundamental que a casa não fique muito padronizada, já que a padronização excessiva pode ser prejudicial ao contexto de criatividade que você quer gerar. Dessa maneira, o uso de contrastes entre cores claras e escuras, por exemplo, é muito interessante.

·         Use a decoração para expandir a sala de estar:

Pode parecer um conceito um pouco estranho, porém a decoração tem potencial de passar impressão de expansão do espaço, considerando que algumas cores absorvem a luz solar e outras refletem.

Provavelmente você já ouviu falar que roupa branca “engorda”, e roupa escura “emagrece”, esse conceito faz sentido, tendo em vista que cores mais claras tendem a contribuir para a ilusão de ótica de expansão, igual no caso da decoração da sua sala de estar, que aparenta estar maior quando você utiliza o azul-claro, por exemplo.

·         Escolha um tema para sua sala:

Mesmo que os contrastes sejam interessantes para o contexto geral, ter uma temática para mirar e se inspirar também é, e às duas coisas não se excluem, já que você pode muito bem ter uma casa cheia de contrastes interessantes com um tema bacana.

A “internet” pode ser muito importante para adquirir conhecimento acerca de várias coisas, inclusive com relação à decoração da sua casa, tendo em vista que nosso cenário está cheio de especialistas que passaram a vida estudando “design”, tendo completa condição de contribuir para o cenário da sua sala de estar.

·         Escolha um painel que se encaixe bem na sala de estar:

O entretenimento sempre foi adotado pelas famílias brasileiras como algo fundamental para o desenvolvimento de boas conversas, dessa maneira, a escolha de um painel que “case” bem com o contexto da televisão e da sua sala de estar é muito importante.

Tenha em vista a importância que o painel para a televisão pode ter para o cenário da sua sala de estar, que já está sendo bem desenvolvida com as dicas retratadas acima.

·         Economize o máximo possível:

No momento de observação e montagem de uma sala de estar perfeita, em alguns momentos podem ocorrer certa tensão que indique a pressa para a finalização de uma parte fundamental da casa, mas é importante destacar que isso não é nada indicado, considerando que você deve prestar bastante atenção nas relações entre o preço e a qualidade do produto.

Na missão de economizar o máximo possível, a “internet” pode ter papel muito importante, considerando que nos sites de venda de móveis online apresentam mais opções por preços menores na maioria das vezes.

·         Aprenda a observar sempre a relação custo-benefício

A relação entre o custo e o benefício se dá quando observamos com atenção se o valor do produto corresponde a qualidade e aos benefícios que ele te entrega, essa avaliação pode ser feita por pesquisas na “internet”, ou até mesmo em conversas presenciais com o vendedor.

Para que você não saia no prejuízo, é importante que tenha em mente que o material, a durabilidade e a estética do produto sejam proporcionais ao valor cobrado. Ainda que o produto tenha valor baixo, é fundamental que ele se adéque a alguns padrões de durabilidade, por exemplo.

·         Aproveite o espaço que você tem

Essa dica é fundamental para você ter uma sala de estar bem montada, tendo em vista que a montagem de uma bela sala de estar depende, principalmente, da forma como o espaço é utilizado, dessa maneira, observar alguns detalhes é primordial.

Na finalização da sua sala de estar, você deve observar se os elementos estão equilibrados no ambiente, caso isso não esteja acontecendo, evite exageros na paisagem, um ambiente simples, mesmo com poucos elementos pode ser muito bem explorado, basta escolher os móveis corretos e uma temática agradável.

Qual a importância de escolher bons móveis?

Como já foi descrito anteriormente, a decoração da sua sala de estar tem papel fundamental para o desenvolvimento de todo o cenário, tendo em vista que a organização dos espaços também impacta na forma que você vive.

Dessa maneira, a escolha de móveis que se encaixem no seu estilo de vida pode ser muito importante, já que todos os fatores implicam diretamente na forma que você observa o mundo, tendo ainda mais importância caso a sua casa seja um ambiente de descanso para você.

Ademais, o lar de cada um deve ser um ambiente de acolhimento, e muito disso passa pela forma que você escolhe desenhar e trazer vida aos seus móveis seja através das cores, do tema ou até mesmo da organização.

Conforme especialistas em arquitetura e saúde mental, a organização do seu espaço de convívio e descanso impacta diretamente na forma que você observa o mundo, devido à forma que nosso cérebro reage aos ambientes caóticos, que dão sensação de impotência que duram o resto do dia.

Por que dar atenção aos detalhes?

Como a famosa frase diz, “Deus mora nos detalhes”, essa citação não é nenhuma blasfêmia, já que ela enfatiza a importância que as pequenas coisas têm na construção de um dia, ou de uma decoração positiva.

Além disso, observar a importância do detalhe de cada móvel, ainda que em um contexto geral, é muito bacana, pois existe beleza em cada traço deles, desenhado com muito carinho pelo arquiteto, para que sua casa fique ainda mais linda do que já é, com as suas características.

Qual a importância de criar a minha decoração?

O Ser humano sempre busca se sentir pertencente aos lugares que vai, e isso não difere quando estamos em nossa casa, dessa maneira, a escolha dos mínimos detalhes do chão, até a loja que você comprará os móveis tem grande importância.

Em resumo, cada parte da sua casa tem impacto que você nem imagina no seu cotidiano, tendo em vista que o principal objetivo da decoração, e também desse artigo é fazer com que você se sinta bem no lugar que você está.

A criação é interessante tanto para o que você na casa, quanto para o visitante, já que a modelação, quando conduzida da maneira que você sempre sonhou, faz com que a casa tenha a sua cara, tornando-a ainda mais acolhedora para os que estão chegando pela primeira vez. As dicas citadas no decorrer do artigo não visam mudar a sua opinião ou fazer com que você se sinta desconfortável com ela, muito pelo contrário, quer que você receba inspiração e se sinta ainda mais acolhido na sua sala e também em todo o seu lar.