Dieta da consciência: como ter uma alimentação saudável e sem exageros

Dieta da consciência: como ter uma alimentação saudável e sem exageros

fevereiro 22, 2023 Off Por Redator

Muitos brasileiros, atualmente, buscam ter uma alimentação mais saudável. Mas para isso é interessante ter conhecimento sobre a dieta da consciência. Comer o melhor chocolate ou até mesmo degustar uma deliciosa sobremesa, através da dieta da consciência é possível, afinal, o que será necessário nesta dieta, é comer da maneira certa. Para entender melhor, confira a seguir algumas informações que podem ser úteis.

Entendendo melhor a dieta da consciência

dieta da consciencia

A cada dia que passa, diversas pessoas buscam incansavelmente resolver um dilema simples: fazer uma  “dieta” comendo apenas saladas, carnes, entre outros alimentos considerados saudáveis, ou parar de vez por não estar obtendo nenhum resultado satisfatório.

É importante ressaltar que uma dieta não se resume em apenas comer legumes e verduras, mas em comer controladamente cada alimento em um horário regulado, pois esses fatores são essenciais para que ocorra o emagrecimento.

Quando a pessoa está enfrentando uma dieta regrada e com exercícios físicos, é cientificamente impossível não ocorrer nenhuma perda de peso, por isso, quando não acontece essa perda de massa, algo está errado.

Em diversos casos, o que complica a perda de peso é uma dieta desequilibrada e sem a prática de nenhum tipo de exercício físico. Esses atos podem ser recorrentes de uma vida extremamente ocupada ou em casos de sedentarismo. Mas é primordial saber que o corpo de cada um merece seus devidos cuidados, e a dieta da consciência pode ajudar nesta missão.

Essa dieta em si não está relacionada à prática de ingerir pouco carboidrato ou nas famosas dietas cetogênicas. A dieta da consciência é algo muito mais complexo e, ao mesmo tempo, mais fácil de lidar, caso a pessoa consiga entender seu real significado.

A dieta, chamada dieta da consciência, consiste em melhorar a alimentação como um todo, desde a quantidade de alimentos que serão ingeridos nas refeições, até a velocidade que as pessoas comem.

Afinal, trocar a alimentação não será nada benéfico caso a pessoa coma rápido demais sem mastigar o suficiente, e sem permitir sentir o real prazer de comer para se saciar saudavelmente.

Estima-se que o cérebro humano precisa de cerca de 20 minutos para conseguir processar os sinais de saciedade que são enviados pelo estômago, por isso, muitas pessoas que comem rapidamente, acabam comendo demais por não estar devidamente “saciadas”.

Mas na realidade, não é isso. O que acontece é que por comer muito rápido, e o cérebro demorar para conseguir receber os sinais, acaba que a pessoa está se alimentando desenfreadamente, e com hábitos nada saudáveis.

Neste momento que a dieta da consciência entra em cena, conseguindo ajudar a corrigir esse hábito que está contribuindo para o aumento de peso e, consequentemente, no futuro, até mesmo a obesidade.

Consciência e alimentação constante

Ao praticar essa dieta, tanto a consciência sobre a alimentação quanto o hábito de se alimentar constantemente são essenciais. Visto que, será possível evitar a autossabotagem da dieta, conseguindo então construir um novo hábito alimentar que realmente irá ajudar na redução do peso.

Aprender a distinguir se o que a pessoa sente é fome física ou emocional, também é extremamente importante, pois um emocional não saudável pode implicar em comer instintivamente, levando a pessoa a ganhar peso rapidamente.

Estudar ações prazerosas que não tenham relação com comida, é uma excelente forma de conseguir auxiliar no processo demorado para ter uma alimentação saudável e sem exageros. Portanto, ao aderir à dieta da consciência, provavelmente o brasileiro começará a ter resultados nos esforços colocados nos hábitos alimentares para regular a alimentação e, consequentemente, conseguirá ter uma vida mais leve, saudável e mais prazerosa.