Tudo que você precisa saber antes de adotar um cãozinho

Tudo que você precisa saber antes de adotar um cãozinho

junho 24, 2022 Off Por Redator

Trazer um bichinho de estimação para casa demanda responsabilidade e exige muita consciência

Ter um cachorro em casa é garantia de amor e alegria sem fim, mas também requer muito comprometimento. Se você está pensando em adotar um cãozinho, deve ter em mente que a decisão vem acompanhada de muitas responsabilidades.

Afinal, é preciso estar atento à frequência ideal das consultas com o veterinário, com a hora certa de dar banho, com a aplicação de antipulgas e carrapatos, vacinas, passeios, enfim, uma série de deveres que não podem ficar para trás.

Seja filhote, adulto, de porte médio, pequeno ou grande, todo cachorro precisa de muita atenção e cuidado, em todas as fases da vida, e se tornar o tutor de um deles pode ser uma das melhores experiências já vividas, mesmo com tantas obrigações.

Quer um companheiro peludo pra chamar de seu? Então saiba mais sobre tudo o que envolve a vida do dono de um cão:

Adaptando o cãozinho ao novo lar

cuidados ao adotar pet

Tudo depende muito de como será sua rotina com o seu bichano, a quais lugares da casa ele terá acesso, se ele poderá subir na cama ou irá dormir na própria caminha, de como você pretende oferecer as refeições (em momentos específicos ou livre demanda).

A adaptação vai depender muito de uma situação para outra e de um animal para o outro. O importante é acostumá-lo desde cedo com a rotina e as regras que farão parte da vidinha dele dali pra frente. Tudo isso respeitando as limitações e o tempo dele, é claro.

Você vai precisar de tempo e paciência

É óbvio que você já sabe disso, mas não custa reforçar que cachorro não é brinquedo e muito menos um passatempo. Trata-se de uma vida que passa a depender de você e dos seus cuidados.

Por isso, certifique-se de ter muita paciência e tempo livre para o seu bichinho, principalmente no começo da adaptação. Se ele tiver ações indesejadas, como fazer xixi fora do lugar, entenda que pode levar um tempo até que ele aprenda tudo o que precisa.

Além do mais, existem comportamentos que são comuns em cachorros filhotes, mas depois passam conforme eles vão crescendo.

Tenha certeza de que poderá bancar os gastos

Adotar um animal é uma decisão que deve vir acompanhada de muita consciência, inclusive em relação aos gastos que serão necessários durante a vida do animal. Se você estiver calculando apenas o custo de ração e jornal, por exemplo, não está contemplando tudo o que precisa.

Leve em consideração que ele vai precisar ir ao veterinário pelo menos 1 vez ao ano para uma consulta de rotina e para a aplicação de vacinas (dois gastos diferentes). Caso ainda fique doente, ele ainda vai precisar de remédio e exames. 

Dependendo do caso, ainda pode ser necessário o gasto com adestramento, além do básico, é claro, como banho e tosa, petiscos, roupinhas para o frio, cobertas etc.

Saiba respeitar a personalidade do seu bichinho

Assim como os seres humanos, os bichinhos de estimação também têm personalidades diferentes uns dos outros. Alguns podem ser mais ariscos, outros mais assustados, outros mais serelepes, e por aí vai.

Se ele for mais medroso, por exemplo, não insista na interação dele com as visitas. Isso pode deixá-lo ansioso e até traumatizado. Aprenda a reconhecer e respeitar as características do seu cãozinho e não force atitudes ou comportamentos que não são do feitio dele.

Prepare-se para receber muito amor incondicional

cuidados ao adotar um cao

É claro que adotar um animal não é só gastos e mais responsabilidade. É garantia de muito amor incondicional todos os dias. Cuide bem do seu bichinho, retribua todo o carinho que ele oferece e esteja sempre presente para passear e brincar com ele. Vocês, com certeza, terão muito anos de felicidade um ao lado do outro!